22/05/2018 - 18:55 - Atualizado em 22/05/2018 - 09:46

​10 hábitos para ser resiliente ou emocionalmente forte

O equilíbrio emocional reflete na saúde do corpo físico. Aprenda a se proteger


Você sabia que em 1914 o laboratório de Thomas Edison (1847- 1931) pegou fogo e com isso o trabalho de muitos anos foi perdido? Certamente você poderia descrever esse incidente como algo catastrófico, que não tem nada de positivo.

No entanto, Edison escolheu ver isso como uma oportunidade, ou seja, algo positivo. Ele disse: “Graças a Deus todos os nossos erros foram queimados. Agora podemos começar de novo outra vez.

Confira as dicas para você aprender a ser emocionalmente forte:


1. Olhe as dificuldades como se fossem oportunidades

Talvez sua casa não fosse queimada, mas certamente ocorreu algum infortúnio semelhante, ou pode lhe acontecer. Nesse caso, sem dúvida, você deve ver a oportunidade, tal como Edison, e encontrar uma maneira de se beneficiar com ela.

A ideia é pensar que as coisas que acontecem e que você não consegue controlar, podem ser as suas maiores oportunidades.

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade (Albert Einstein).

2. Aceite imprevistos e falhas

Quem não arrisca não petisca, e se você não estiver disposto a falhar não conseguirá nada difícil ou de valor. Você realmente acha que há alguma chance de que as coisas estejam perfeitas na primeira tentativa?

Se você quiser ser forte psicologicamente, você deve reconhecer que seus planos podem ir por água abaixo em qualquer momento, e não deveria desperdiçar suas energias amaldiçoando o destino ou a má sorte.

Se você falhar, aprenda com os erros, aceite-os como algo normal e continue em frente.

Posso aceitar o fracasso, todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não aceito não tentar. -Michael Jordan.

3. Adapte-se à mudança

As pessoas resilientes são capazes de se adaptar às mudanças, aprender e ser felizes em situações cambiantes. Embora tenham temporadas difíceis, elas se adequam às situações e acabam sendo emocionalmente estáveis.

A sua vida não fica melhor pelo acaso, ela fica melhor através da mudança (Jim Rohn).



4. Encontre a sua estabilidade emocional

Ser emocionalmente forte nem sempre significa estar contente, mas manter um nível estável de humor. Ou seja, estar em paz, relaxado ou em harmonia.

A estabilidade emocional e a capacidade de manter a mente fria são habilidades importantes para lidar com situações difíceis. Temos uma excessiva preocupação com a felicidade, o que realmente pode nos levar a uma atitude doentia e a emoções mais negativas.

As pessoas fortes não evitam as emoções negativas (também não as procuram), mas quando elas aparecem, simplesmente são aceitas. Aquelas pessoas aceitam tanto as emoções positivas quanto as negativas.

Aquela obsessão cultural por estar sempre positivo é contraproducente e pouco humana. A tristeza, as decepções, as frustrações e os fracassos são elementos que também fazem parte da sua história –tanto como os sucessos e os momentos felizes- todos eles ajudaram a modelar você do jeito que hoje você é.

Portanto, a segredo é aprender com o negativo e superá-lo para avançar para novas fases; usar as emoções e acontecimentos negativos para avançar e não para ficar preso.

5. Trabalhe a sua forma física

Trabalhar o seu condicionamento físico pode ajudá-lo a se sentir melhor fisicamente e mentalmente, além de torná-lo mais resiliente.

Segundo o Dr. Ben Michaelis da cidade de Nova Iorque:

“Pode parecer contra-intuitivo, mas você pode ser mais forte mentalmente ficando mais forte fisicamente, através do exercício cardiovascular. Os dados indicam a relação entre a saúde física e a emocional. Por isso muitas vezes eu sugiro às pessoas que querem construir a sua resiliência emocional que comecem por fortalecer a sua resistência correndo, nadando ou andando de bicicleta “.



6. Foco nas soluções

Se no momento que o problema surgir você olha para a solução diretamente, você vai economizar tempo e isso se tornará um hábito. Se o problema não puder ser resolvido, é melhor aceitá-lo e deixar um tempo prudente até que você consiga superá-lo.

7- Viva o presente

Se você quiser ser forte mentalmente, você tem que estar num estado presente, não antecipe o futuro e nem fique no passado. Se você viver no presente, poderá superar tais situações porque você vai se concentrar no que você tem agora, nas soluções e no seu ambiente, não no seu passado e nem no seu futuro.

Essa habilidade é também chamada de consciência plena e está relacionada com a estabilidade emocional, menor estresse e ansiedade, e clareza mental.

8. Seja persistente

A psicóloga Angela Lee Duckworth descobriu que a perseverança era a qualidade que mais contava para o sucesso acadêmico; ainda mais do que qualquer outra qualidade como a inteligência emocional, a atratividade física, a saúde física, ou o QI.

De acordo com Duckworth:

“Nestes contextos diferentes, um fator emergiu como o segredo do sucesso, e não foi a inteligência social, a boa aparência, a saúde física nem o QI. Era a perseverança. “

Para ser persistente em seus objetivos, eu recomendo o seguinte: tenha sempre um plano A, B e C. Caso você não os tenha, tem que criá-los. Se você deseja obter o que quiser terá que procurar o seu jeito de fazê-lo. Se não for assim, você só procurará pretextos.

A paciência e a perseverança têm um efeito mágico que faz as dificuldades desaparecerem e os obstáculos desvanecerem. (John Quincy Adams)

9. Olhe o ponto de vista positivo-realista

As pessoas resilientes se levantam rapidamente após das quedas. Durante um período elas podem se sentir tristes, chateadas ou sem esperanças, mas voltam a se levantar para enfrentar os seus obstáculos.

Para ser forte emocionalmente, você tem que ter a esperança positiva-realista e a clareza pessimista. Isso permite a você: 1) ver as possibilidades, 2) ter motivação, 3) ser crítico e 4) aceitar que os fracassos e eventos negativos podem acontecer.

10. Aprenda a abandonar

É importante reconhecer que você só pode controlar as suas próprias ações, e que você não tem controle sobre os resultados dessas ações, as ações de outras pessoas ou até mesmo o azar.

Às vezes, a melhor solução para um problema é aceitar que você não pode controlá-lo e seguir em frente, evitando esbarrar uma e outra vez contra o mesmo obstáculo.


Fonte: lifederpt.com
Fotos: Stock Photos