01/11/2017 - 12:04 - Atualizado em 06/11/2017 - 16:06

​20º Congresso Internacional da UNIDAS foi um sucesso

Considerado o mais importante do segmento no País, o evento contou com participação massiva das operadoras de autogestão em saúde. Comprometida com o aprimoramento da gestão, a Postal Saúde também marcou presença no encontro



Foi um sucesso o 20º Congresso da UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), realizado de 26 a 28 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Com o tema “Saúde Hoje e Amanhã”, o encontro discutiu os principais desafios do segmento de autogestão em saúde, trocou experiências e propôs alternativas para o desenvolvimento e a melhoria do setor.

Considerado o mais importante do segmento no País, o congresso contou com participação massiva das operadoras de autogestão em saúde e reuniu palestrantes nacionais e estrangeiros, além de debatedores de renome para discutir temas de relevância para o setor.

Postal Saúde

Comprometida com o aprimoramento da gestão e com a atualização dos seus profissionais, a Postal Saúde também marcou presença no Congresso, no qual foram discutidos temas como: o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar no desenvolvimento da saúde; inovações no setor de saúde suplementar; política de atenção primária à saúde; assuntos jurídicos e legislativos relacionados à saúde, gestão de custos e da qualidade assistencial; novos modelos de remuneração na saúde, entre outros.

“São assuntos de extrema relevância para a Postal Saúde, que vem trabalhando intensamente em ações com foco na redução dos custos assistenciais da operadora”, destaca o diretor Administrativo e Financeiro da Postal Saúde, Júlio Cesar Oliveira – empregado de carreira dos Correios, que participou do encontro.

Segundo ele, para as entidades de autogestão o evento foi uma oportunidade de trocar informações, ideias e experiências sobre o segmento no Brasil e no mundo, bem como de buscar alternativas e soluções para a autogestão em saúde.

“As discussões tiveram como foco as melhores práticas do mercado que possam contribuir para a gestão e o aprimoramento dos serviços prestados aos nossos beneficiários”, acrescenta o gestor.

A chefe da Auditoria Interna da Postal Saúde, Sheila Nascimento, ficou impressionada com o altíssimo nível dos debates. “Esse Congresso foi uma excelente oportunidade para conhecermos práticas de empresas do segmento de autogestão em saúde, com destaque para o controle e monitoramento dos processos, sobretudo de despesas, considerando aspectos econômicos e o papel da ANS no desenvolvimento da saúde no País”, pontua Sheila.

“Além disso, as exposições com foco em inovação provocaram insights que podem nos levar a construir uma Postal Saúde melhor”, destaca a gestora.

Para a gerente em exercício da Postal Saúde, Patrícia Alencar, da Gerência de Órteses, Próteses, Materiais e Serviços Assistenciais, a participação dos gestores no encontro foi muito proveitosa.

“Nossa ida ao Congresso refletiu o verdadeiro sentido de valorização profissional. Acredito que, com o robusto avanço do mercado de saúde suplementar, aliado à descoberta de novos métodos, é muito importante e necessária a reciclagem dos conhecimentos adquiridos, assegurando que o caminho percorrido está alinhado à realidade do mercado”.

Segundo ela, as ideias discutidas no encontro já estão servindo de referência para os processos da sua gerência. “Tivemos a oportunidade de realizar o benchmarking com outras operadoras, além de poder participar de palestras muito importantes para nossa área de atuação, cujas ideias já estão sendo referência em projetos que serão emplacados futuramente”, conclui Patrícia.

Divisor de águas

“O 20º Congresso foi espetacular e já passou para a história como um divisor de águas do que fazíamos antes e do que começaremos a fazer daqui para frente”, comemora Leonardo Trench, representante da Postal Saúde na diretoria de Treinamento e Desenvolvimento da UNIDAS.

Ele faz questão de frisar que, neste ano, houve uma mudança importante no foco do encontro. “Uma das inovações foi que, além de trocar informações, o Congresso internacional da UNIDAS passou a trocar também práticas e experiências, o que é muito enriquecedor”, disse. Durante o Congresso, houve apresentação de cases de saúde do Chile e da Argentina.

Inovação

Para Leonardo, o encontro foi marcado pelo alto nível dos palestrantes e pelo aprofundamento das discussões, tornando os debates menos técnicos e mais voltados às peculiaridades do setor. “As plenárias deixaram claro que a autogestão em saúde precisa de inovação para fazer frente aos desafios da atualidade, como por exemplo o envelhecimento da população”, avalia.

Leonardo lembra que a participação da Postal Saúde no 20º Congresso da UNIDAS mostra o interesse da atual gestão em inovar, em fazer diferente, capacitando seus profissionais para enfrentar os desafios do setor.

Novidades

Um dos momentos mais esperados pelo representante da Postal Saúde na diretoria da UNIDAS foi o anúncio do lançamento do primeiro portal brasileiro de Ensino à Distância voltado ao segmento de autogestão em saúde. “Essa é uma inciativa inédita, pois será o primeiro portal do país a oferecer cursos específicos dedicados exclusivamente ao setor”, comemora Leonardo Trench, diretor de Desenvolvimento e Treinamento da UNIDAS e representante da Postal Saúde na instituição. Saiba mais: UNIDAS prepara primeiro portal brasileiro de Ensino à Distância voltado à autogestão em saúde

Aprimoramento da Lei 9656/98

Um dos assuntos discutidos foi o aprimoramento da Lei 9656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. “Precisamos conscientizar a sociedade e os governos sobre a importância de adequar a legislação às especificidades do setor, que opera sem fins lucrativos”, pontua Leonardo.

A UNIDAS — Reconhecida nacional e internacionalmente, a UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, que tem por missão fortalecer o segmento de autogestão em saúde, contribuindo para a evolução do sistema brasileiro de saúde.

Criada em novembro de 2002, a entidade compreende um universo de mais de 5,5 milhões de beneficiários, atendidos por planos de assistência à saúde administrados por 130 instituições filiadas.

Leia mais:

Foz do Iguaçu sedia 20º Congresso Internacional da UNIDAS


Por Postal Saúde/Comunicação
Imagem: Divulgação UNIDAS