16/01/2018 - 09:00 - Atualizado em 16/01/2018 - 09:02

​7 razões pelas quais chorar faz bem

Chorar não é sinônimo de fragilidade ou desequilíbrio emocional. Pelo contrário, faz bem à saúde: alivia a tristeza, elimina toxinas e diminui a pressão arterial

Costumamos ver as pessoas que choram como muito frágeis ou excessivamente emotivas. No entanto, chorar faz bem e você deveria chorar sempre que tiver necessidade. Chorar nos permite demonstrar nossas emoções e retomar o controle sobre elas. Além disso, pode nos ajudar de outras formas. Neste artigo, demonstraremos que chorar faz bem e compartilharemos os múltiplos benefícios que traz para a saúde. Você vai descobrir que não deve se reprimir em momento algum.

Motivos pelos quais chorar faz bem

1. Chorar faz você se sentir melhor

Certamente você já deve ter percebido que, depois de chorar, se sente mais livre e emocionalmente mais estável. Isto acontece porque, ao chorar, o sistema nervoso parassimpático é ativado por estímulos das glândulas localizadas nos olhos.

Esse estímulo libera uma sensação de alívio positiva por todo o seu corpo. Por isso, não é de admirar que depois de chorar livremente você se sinta aliviado e mais relaxado. Isso depende muito de sua personalidade. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis permitindo que suas emoções fluam, enquanto outras procuram evitá-las.

2. Chorar elimina hormônios prejudiciais de seu corpo

Outra razão pela qual chorar faz bem é o fato de que elimina o hormônio adrenocorticotrópico (ACTH). Esta é uma excelente notícia, pois quando o ACTH se acumula em excesso, pode causar a síndrome de Addison.Esta síndrome faz a pessoa se sentir muito cansada, com baixos níveis de glicose no sangue (hipoglicemia) e depressão.

Felizmente, ao chorar, o corpo elimina naturalmente o ACTH, de modo que você se sentirá imediatamente mais calmo e será mais fácil controlar os picos de glicose. Este efeito se complementa com a prolactina, um hormônio que se encontra nas lágrimas. A prolactina é importante para sentir satisfação sexual, melhorar as relações interpessoais e se sentir ligado às outras pessoas.

3. Você poderá conhecer um maior número de emoções

Os animais têm a capacidade de chorar. Todavia, para eles, o choro tem uma finalidade física bem específica: limpar os dutos lacrimais.

O ser humano é mais complexo. Embora as lágrimas ajudem a liberar nossos dutos lacrimais, também nos permitem entrar em contato com nossas emoções. Pode parecer algo simples, pois com certeza você pensa que chorar é bom apenas para eliminar a tristeza, mas este é apenas seu benefício mais perceptível. Quando você eliminou a tristeza ou raiva, pode entrar em contato com a felicidade, a gratidão ou a calma.

Por isso, quando se proíbe de chorar, você está se afastando de suas emoções. Não é raro encontrar pessoas que, depois de um longo tempo sem chorar, sentem dificuldades de enfrentar situações emocionais complexas.

4. As lágrimas hidratam os olhos

Você sente os olhos constantemente secos? O clima e o constante uso de dispositivos móveis costumam causar esse problema, cada vez mais comum. Se notar que seus olhos estão regularmente secos, consulte um oftalmologista. O médico deve receitar algum colírio específico para combater o ressecamento ocular.

O normal seria não precisar dessas lágrimas artificiais, pois as geradas pelo organismo têm o mesmo efeito. Neste caso, não falamos de lágrimas relacionadas às emoções, mas de um simples mecanismo de hidratação.

Você já deve ter notado que seus olhos choram como um mecanismo de defesa diante de certos estímulos:

Ao picar alimentos irritantes, como a cebola ou pimentas.

Quando entra poeira nos olhos.

Quando há muito vento e seus olhos se ressecam.

Contribua para a hidratação de seus olhos ingerindo bastante líquido ao longo do dia. Se não fizer isso, deve apresentar constantes infecções na mucosa dos olhos.

5. Demonstrar os sentimentos ajuda a se conectar com outras pessoas

Como você se sente quando vê alguém chorar? Talvez se sinta um pouco desconfortável, mas também desenvolve uma certa empatia.

A maioria de nós está acostumado a não chorar por medo de incomodar os outros. No entanto, o choro aproximará você de quem compartilha este momento. Durante e depois de chorar é muito mais fácil falar sobre os problemas e deixá-los ir. Depois de fazer isso, fica mais fácil encontrar a melhor solução.

6. Chorar permite que você siga em frente com sua vida

Uma das grandes necessidades que temos como seres humanos é a de nos sentirmos seguros. Esta necessidade nos faz crescer profissional e financeiramente, mas também, muitas vezes, nos limita na hora de demonstrar nossas emoções.

É importante se dar a oportunidade de entrar em contato com suas emoções. Em alguns casos, isso implicará chorar um pouco, por exemplo, quando você se sentir magoada emocionalmente.

Quando isso acontecer, dê a si mesmo o tempo para chorar o quanto precisar para poder seguir em frente e crescer como pessoa. Lembre-se de que quanto antes você enfrentar seu passado, mais rápido crescerá.

7. Chorar diminui a pressão arterial

Outro motivo pelo qual chorar faz bem é que ajuda a baixar a pressão arterial. Isto porque seu corpo vai relaxar e reduzirá assim a pressão sanguínea, pois o sangue se movimenta quando choramos. É provável que tenha notado que, depois de chorar profundamente, você se sente mais calmo e seu corpo se sente mais leve.

Agora que já conhece todos os benefícios de chorar, esperamos que perceba como é algo complexo e necessário para a sua saúde física e emocional. Lembre-se de que chorar nos liberta em vários sentidos.


Fonte: Site Melhor com saúde
Fotos: Stock Photos