08/08/2018 - 10:00 - Atualizado em 09/08/2018 - 09:23

8 de agosto: Dia Nacional de Prevenção do Colesterol

Data tem por objetivo conscientizar a população sobre os riscos do excesso de colesterol, responsável por aumento das doenças cardiovasculares. A Postal Saúde incentiva a realização de exames preventivos para manter a saúde em dia



O que é colesterol

O colesterol é um componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, no cérebro, no fígado, nos intestinos, nos músculos, nos nervos e na pele. Desempenha funções essenciais em nosso organismo, como a produção de alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Os tipos mais comuns de colesterol são:

• HDL (High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade), conhecido como "colesterol bom".

• LDL(Low Density Lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade), conhecido como "colesterol ruim ou mau colesterol".

O colesterol bom (HDL) tem a função de retirar o colesterol mau do corpo e levá-lo para o fígado. Ao chegar no fígado, ele será metabolizado e eliminado do organismo.

Já o colesterol ruim (LDL) é perigoso, pois leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e o cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, por exemplo.

Principais causas

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como: tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, idade, gênero, diabetes e sedentarismo. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta, já que 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente na nossa alimentação. As gorduras, sobretudo as saturadas, presentes em alimentos de origem animal, contribuem para a elevação do colesterol sanguíneo.

Sintomas e exames

O colesterol alto é uma doença silenciosa. Logo, a sua identificação ocorre somente com realização de exames de sangue, que devem realizados a pedido do seu médico. A Postal Saúde incentiva a realização de exames preventivos para manter a saúde em dia. Nesse sentido, coloca à disposição dos beneficiários vários estabelecimentos credenciados para o atendimento. Para buscar um credenciado, acesse o site www.postalsaude.com.br, vá para o guia.saúde (localizado no lado superior direito do monitor) e preencha os campos solicitados.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos evita o aumento do colesterol, assim como praticar exercícios físicos e evitar o fumo e o estresse. Em muitos casos, é indicado o uso contínuo de medicamentos.

Dicas para fugir do colesterol alto:

1. Pratique atividade física: exercícios regulares “queimam” gordura acumulada no organismo e baixam o nível do colesterol

2. Evite a gordura: o consumo diário de carne vermelha (característica de muitos brasileiros) aumenta o risco. Carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também devem ser evitados

3. Tenha uma alimentação saudável: hábitos alimentares saudáveis ajudam a regular o colesterol. Consuma alimentos in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, legumes e verduras.

4. Fuja do tabagismo: o fumo potencializa os riscos de doenças cardiovasculares

5. Faça um acompanhamento com profissionais de saúde: esse acompanhamento ajuda a identificar fatores de risco e auxiliam no controle do colesterol alto


Fontes:
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Portal Saúde Brasil do Ministério da Saúde
Foto: Stock Photos