20/09/2018 - 15:06 - Atualizado em 20/09/2018 - 16:03

Conheça seu plano – como calcular sua mensalidade

Aprenda como é feita toda a composição do valor da mensalidade dos beneficiários


A chegada do CorreiosSaúde II trouxe uma nova forma de custeio do plano de saúde, dividido em duas cobranças diferentes: mensalidade e coparticipação. Nesta matéria detalharemos como é feito o cálculo da mensalidade dos beneficiários.

A cobrança é realizada mensalmente por desconto em folha, no caso dos empregados ativos, e por boleto, no caso dos empregados aposentados e afastados. O cálculo é feito de acordo com a remuneração do beneficiário, sua idade e a quantidade de dependentes.

Desta forma, a faixa de remuneração define qual será o percentual cobrado a título de mensalidade, com variação de 2,50% a 4,40% sobre o valor bruto recebido pelo beneficiário, de acordo com as seguintes situações:

• Para os empregados ativos, o percentual é aplicado sobre a remuneração bruta recebida dos Correios. Ou seja, se houver mudança salarial, como a designação para uma função ou mesmo o pagamento de horas extras, por exemplo, a mensalidade também acompanha essa oscilação, sendo sempre calculada com base no contracheque do mês anterior;

• No caso dos empregados aposentados, o cálculo da mensalidade leva em conta o valor recebido pelo INSS (inclusive a complementação garantida pela Lei 8.529, de 14 de dezembro de 1992) somado com a suplementação do Postalis. A Postal Saúde leva em conta a documentação apresentada à Operadora durante as campanhas de recadastramento (no caso do benefício do INSS) e os valores fornecidos eletronicamente pelo Postalis (planos BD e PostalPrev).

Definido o percentual que será descontado/cobrado da remuneração, a mensalidade do beneficiário terá o valor máximo limitado à sua faixa de idade. Mas é importante destacar: sobre o valor da mensalidade ainda incidirá o valor percentual por dependente, da seguinte forma: 60% da mensalidade para o cônjuge/companheiro e 35% por cada filho(a)/menor sob guarda/enteado(a).

Para conhecer a regra dos empregados afastados, clique aqui.

Mensalmente, você pode acompanhar o valor da sua mensalidade com todo o detalhamento, inserindo a matrícula, CPF e a data de nascimento.

Regulamento

Para mais informações sobre as regras do seu plano de saúde, consulte o Regulamento do Plano Correios Saúde II. O documento está disponível na Central do Beneficiário, seção “Informações Importantes”, localizada à esquerda da página principal do site (www.postalsaude.com.br). É só clicar em “Manuais, Formulários e Tabelas” e depois em “Regulamento do Plano CorreiosSaúde II”.

Em casos de dúvida, ligue para a Central de Atendimento ao Beneficiário (0800 888 8116) ou entre em contato com a Unidade de Representação Regional mais próxima de sua localidade.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.


Leia as outras matérias da série "Conheça seu plano - CorreiosSaúde II"

Conheça seu plano: Inclusão e Carências do plano CorreiosSaúde II
Conheça seu plano: Internações não têm coparticipação no CorreiosSaúde II


Fonte: Comunicação/Postal Saúde