16/01/2019 - 11:22 - Atualizado em 18/01/2019 - 09:02

Dica de saúde: os melhores alimentos termogênicos

Confira os melhores alimentos para aumentar o metabolismo


A combinação maçã e canela está presente em quase todas as dietas termogênicas

Dietas ricas em alimentos termogênicos são muito procuradas por pessoas que praticam atividade física regular, com o objetivo de otimizar a perda de peso e o ganho de massa muscular.

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia para realizar a digestão.

Todos os alimentos são considerados termogênicos, porém existem alguns que se destacam mais que os outros porque induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado gastando, assim, mais caloria. Isso acontece porque o metabolismo é acelerado e corpo aumenta o gasto energético, consumindo mais reservas de energia, como a gordura.

Biologicamente, o que acontece com o organismo é um estímulo ao sistema nervoso central, que ativa o estado de alerta. Com isso, ocorre uma aceleração cardíaca, dilatação dos brônquios e a queima do glicogênio para obtenção de energia.

A aceleração cardíaca bombeia mais sangue e, consequentemente, mais nutrientes chegam às células e aos tecidos, melhorando o rendimento nos exercícios e na queima da gordura. A broncodilatação permite mais fluxo de oxigênio, também melhorando o rendimento em exercícios aeróbicos e a glicogenólise libera mais energia. Somando todos esses efeitos, os indivíduos acabam queimando mais calorias mesmo em atividades comuns.

No entanto, é fundamental saber que, apesar de auxiliar no emagrecimento, o consumo de termogênicos não dispensa o acompanhamento de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.


Onde encontrar termogênicos

Existe uma longa lista de alimentos com efeito termogênico. Entre os principais, podemos citar pimenta vermelha, gengibre, canela, guaraná em pó, vinagre de maçã, chá verde, chá mate e chá de hibisco.

Também existem os suplementos industrializados que possuem apenas o princípio ativo termogênicos dos alimentos. Naturalmente, o uso destas substâncias deve ser prescrita por um profissional.


Pimenta vermelha e gengibre são alguns dos termogênicos mais comuns


Cuidados com os termogênicos

Apesar de aparentemente serem excelentes para a saúde, é preciso ter cuidado com os termogênicos. Eles são contraindicados em casos de hipertensão arterial, arritmias cardíacas, insônia e ansiedade, entre outras condições físicas.

Consumir uma grande quantidade de termogênicos também não faz com que os benefícios sejam maiores. O ideal é manter o consumo dentro de um limite pré-estabelecido, para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial.

Vale o lembrete: por causa destas restrições, o uso de termogênicos deve ser recomendado apenas por profissionais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui uma lista de suplementos termogênicos proibidos no Brasil, por conter elevadas doses de cafeína e outras substâncias que podem apresentar risco à saúde. Utilize os canais de comunicação da Agência para tirar dúvidas sobre o assunto – clique aqui.


Fonte: M de Mulher, Minha Vida, Terra, Mundo Educação.
Fotos: Stockphotos