16/05/2017 - 13:16 - Atualizado em 19/05/2017 - 10:24

Inaugurado Centro de Cinesioterapia nos Correios de Benfica, no Rio

Essa é a quarta unidade em funcionamento no país, a partir de parceria entre os Correios e a Postal Saúde

Os empregados dos Correios no município do Rio de Janeiro contam agora com um atendimento especial votado à prevenção de doenças, ao condicionamento físico adequado e ao tratamento de lesões do sistema osteomuscular. Foi inaugurada na segunda-feira (15), a unidade do Centro Cinesioterapia Laboral do Centro de Tratamento de Encomendas de Benfica, no município carioca. A iniciativa é uma parceria entre os Correios e a Postal Saúde, por meio do Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (DESMT) e da Gerência de Programas de Saúde (GESAU), respectivamente.

Essa é a quarta unidade de cinesioterapia inaugurada neste ano. A primeira inauguração ocorreu em Salvador (19/1), a segunda na cidade de São Paulo (21/2) e a terceira em Indaiatuba/SP (17/4). A intenção é que outros centros sejam instalados nas principais unidades operacionais dos Correios.

O presidente da Postal Saúde, Ariovaldo Câmara (à dir.) participou
da inauguração do Centro de Cinesioterapia de Benfica, no Rio


Participaram do evento, no Rio de Janeiro, o presidente da Postal Saúde, Ariovaldo Câmara, empregados e gestores dos Correios, entre eles o diretor regional dos Correios no Rio de Janeiro, Cleber Isaías Machado; a chefe de departamento de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho dos Correios, Aurora Gonçalves; e a coordenadora do Projeto Cinesioterapia dos Correios no Rio de Janeiro, Simotea Hoffmeister.

Ariovaldo Câmara destacou a importância de iniciativas que promovam a qualidade de vida e a saúde das pessoas. “Entrei na empresa como carteiro há mais de 30 anos e passei por todas as áreas operacionais. Sei que é primordial o empregado não ser tratado como um índice de absenteísmo, mas como um ser humano que precisa de cuidado. Precisamos manter o foco na saúde das pessoas”, afirmou o presidente da Postal Saúde.

Centro conta com profissionais e aparelhos especializados


Para o diretor Cléber Machado, dos Correios, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do projeto. “A gente sabe o quanto nossa equipe trabalha e sabe a importância de um projeto como esse, que promove mais qualidade de vida aos nossos empregados”, destacou.

Já a chefe de departamento de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho dos Correios, Aurora Gonçalves, reforçou a importância da participação dos empregados no Programa de Cinesioterapia Laboral (PCL). “É muito importante que os gestores estimulem a participação dos colegas”, disse.

Fisioterapeutas fazem parte da equipe multifuncional do Centro

Equipe — A equipe do Centro de Cinesioterapia de Benfica é multifuncional e conta com um médico, cinco fisioterapeutas, seis educadores físicos e um enfermeiro. As sessões têm duração de 40 minutos e são indicadas para os empregados dos Correios que retornam ao trabalho após a licença-saúde, ou para os empregados com necessidade de reforço osteomuscular. A avaliação de cada caso é feita pela equipe médica e o tempo de tratamento depende das necessidades do empregado.

A cinesioterapia é uma técnica de tratamento que se baseia nos conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica, com utilização de recursos e técnicas variadas. Além de proporcionar condicionamento físico, melhora a força, a massa muscular e óssea, a mobilidade e a flexibilidade. Também reduz as doenças ocupacionais, promove reeducação postural, ajuda no controle do estresse e melhora a autoestima.

O Complexo Benfica foi escolhido para receber o projeto por ser o coração da logística dos Correios no Estado e por ser a unidade com o maior número de empregados reabilitados no Rio e com o maior número de absenteísmo por problemas de saúde no sistema osteomuscular (músculos, ossos, ligamentos, nervos, tendões e outras estruturas responsáveis pelos movimentos).

Fonte: Postal Saúde, com informações dos Correios/RJ

Fotos: Banco de Imagens dos Correios/RJ

Leia também:

Evento em Indaiatuba — SP inaugura Centro de Cinesioterapia

Inaugurada segunda unidade de Cinesioterapia da Postal Saúde

Correios inaugura Centro de Cinesioterapia Laboral no RJ


Tags