07/06/2019 - 16:43 - Atualizado em 13/06/2019 - 11:39

​Postal Saúde reduz em 30,3% o número de NIPs

Em maio, a melhoria no atendimento já acarretou redução de reclamações

Com meta “NIP zero”, a Postal Saúde já colhe os resultados do trabalho sistemático que vem realizando para aprimorar o atendimento ao beneficiário e reduzir cada vez mais a quantidade de reclamações (Notificações de Intermediação Preliminar - NIPs) registradas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No ano de 2018, a média mensal era de 107 NIPs. Com o trabalho de acolhimento ao beneficiário iniciado em janeiro de 2019, os resultados positivos já refletiram, no mês de maio de 2019, uma redução de 30,3% do número de reclamações, que baixou de 79 para 55, na comparação com o mês de abril de 2019.

Esse resultado positivo de redução das NIPs está associado a uma série de medidas pontuais adotadas pela Postal Saúde para alcançar a meta estipulada. “Quero agradecer a cada empregado pelo empenho e comprometimento em melhor atender o beneficiário. Muitas ações foram feitas e outras precisam ser aprimoradas, mas esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da Postal Saúde, Ariovaldo Câmara.

Ele acrescentou que melhorar o atendimento e aumentar a satisfação dos beneficiários são metas constantes da Operadora e que a redução de NIPs é consequência do intenso trabalho que vem sendo feito, nesse sentido, com a mobilização e o envolvimento de todas as áreas.

Foco na melhoria do atendimento

“A Postal Saúde está com todo o foco no melhor atendimento aos beneficiários. Estamos atentos a qualquer situação que possa gerar insatisfação e, consequentemente, a abertura de NIP na ANS”, reafirmou Ariovaldo.

Para fortalecer e unificar ainda mais essa estratégia, a Diretoria-Executiva mobilizou os gerentes regionais, que desempenham um importante papel de acolhimento quando o beneficiário busca a Postal Saúde em seu estado para solicitar alguma informação ou resolver um problema.

“Os escritórios da Postal Saúde nos estados são fundamentais para o aprimoramento de cada um dos processos internos”, explica Ariovaldo, que em maio realizou uma videoconferência com os 12 gerentes regionais da Operadora.

Uma das ações pontuais estabelecidas para controlar a quantidade de NIPs ficará a cargo da Gerência de Regulação da Postal Saúde. A área emitirá diariamente um relatório de senhas em aberto que precisam de atuação das regionais, bem como das senhas negadas, para que a Operadora possa atuar tempestivamente, tendo como foco o acolhimento do beneficiário e a garantia do atendimento na rede credenciada.

Essas e várias outras medidas, que fazem parte do plano de contingência para redução de NIPs, estão sendo acompanhadas de perto pela Diretoria-Executiva, com reuniões semanais e balanços sistemáticos diários dos resultados.

Canais de comunicação

Vale registrar que o volume de reclamações representa 0,043% dos 290 mil atendimentos mensais feitos por meio dos canais de comunicação da Postal Saúde, que estão de braços abertos para receber os cerca de 360 mil beneficiários do plano de saúde.

Os titulares e dependentes têm à sua disposição três canais de comunicação direta com a Operadora: a Central de Atendimento ao Beneficiário (que atende pelo 0800 888 8116), a Ouvidoria e os 28 escritórios da Postal Saúde nos estados.

Assim, se você é beneficiário e precisa resolver algum problema, não hesite em entrar em contato com sua Operadora por um desses canais de atendimento.

E se o seu problema não for resolvido nem pelo 0800 nem pelo escritório da Postal Saúde em seu estado, você pode recorrer à Ouvidoria, um canal de segunda instância que está preparado para oferecer uma resposta rápida e conclusiva. Os serviços do órgão estão em constante aprimoramento para melhor acolhê-lo.


Baixe o APP da Postal Saúde

Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse as lojas do Google Play ou da Apple Store. Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.