08/06/2018 - 10:00 - Atualizado em 12/06/2018 - 16:29

“Previna-se, sorria, ajude, agradeça”, aconselha o nutrólogo Matheus Caputo sobre dicas de saúde

Membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e do International Colleges for the Advancement of Nutrology (Ican), o especialista é um dos parceiros da Postal Saúde nas ações do programa Saúde da Mulher, lançado pela Operadora em março deste ano.

Nesta entrevista, o dr. Matheus Caputo fala sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce e o rastreamento de doenças. E sustenta que o bom humor, a solidariedade e a gratidão contribuem para o equilíbrio mental e físico, indispensável à saúde plena. Confira:



Postal Saúde — Qual a importância do programa Saúde da Mulher lançado em março deste ano pela Postal Saúde?

Dr. Matheus Caputo — O modelo de medicina praticado hoje em nosso país está baseado em medicina curativa, ou seja, quando a doença já está instalada no paciente. O programa Saúde da Mulher preocupa-se com a prevenção de doenças como principal fator de promoção da saúde. Esse é o foco das ações desse projeto.

Postal Saúde — Na prática, como funciona o programa Saúde da Mulher?

Dr. Matheus Caputo — O programa Saúde da Mulher consiste na prevenção e no rasteio precoce de doenças, como, por exemplo, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e câncer. A paciente será consultada por um ginecologista, que solicitará exames laboratoriais e de imagem específicos para a idade de cada paciente, conforme protocolo médico.

Postal Saúde — Como tem sido a aceitação das beneficiárias contatadas pela Clínica Caputo para participarem do programa?

Dr. Matheus Caputo — No momento, estamos apresentando grande avanço na aceitação pelas beneficiárias contatadas pela Clínica Caputo.

Postal Saúde — Quais as expectativas do programa?

Dr. Matheus Caputo — Realizar a prevenção, atingindo o maior número de beneficiárias até o final deste ano; fazer o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis e câncer; e realizar o tratamento adequado.

Postal Saúde — Recentemente publicamos artigo de uma especialista afirmando que, muitas vezes, as mulheres têm as rédeas da cura do câncer, por meio da prevenção, do diagnóstico precoce e dos hábitos de vida. O senhor concorda com esse ponto de vista?

Dr. Matheus Caputo — Concordo sim, e creio que o futuro da saúde será baseado na prevenção, no diagnóstico precoce e no estilo de vida saudável.


Postal Saúde — O senhor mesmo passou por uma experiência pessoal sobre a importância da prevenção para salvar vidas. Poderia nos relatar?

Dr. Matheus Caputo — Sim, claro. Em 2004, durante a faculdade, após uma aula de urologia, realizei o autoexame e percebi um nódulo testicular. Procurei um especialista, fiz o exame e foi diagnosticado o câncer de testículo. Em seguida, fui submetido a dois procedimentos cirúrgicos e a seis ciclos de quimioterapia. O tratamento não foi fácil, pois durante essa fase lidamos com muitas incertezas, porém o tratamento adequado e o diagnóstico precoce do câncer proporcionam mais de 90% de chances de cura.

Postal Saúde — Além dos fatores já mencionados, que mais é preciso para uma saúde plena?

Dr. Matheus Caputo — A saúde mental tem grande influência na saúde física ou corporal; portanto, para adquirir uma saúde plena devemos estar com corpo e mente saudáveis.

Postal Saúde — E o que fazer para ter a mente saudável?

Dr. Matheus Caputo — Acredito que ter boa relação com outras pessoas, sempre manter o diálogo, encontrar e conversar com os amigos são exemplos de posturas que contribuem para a saúde mental.

Postal Saúde — Que dicas de saúde o senhor deixa para as mulheres em geral e, em particular, para as beneficiárias da Postal Saúde?

Dr. Matheus Caputo — São orientações que servem não apenas para as mulheres, mas para todos nós, de uma forma em geral:

1. Previna-se: realize exames e consultas de rotina com seu médico

2. Tenha uma alimentação saudável

3. Faça atividade física moderada e rotineira

4. Tenha um sono adequado

5. Reduza o estresse

6. Sorria

7. Reflita (sobre a vida e suas atitudes)

8. Ajude

9. Agradeça


Por: Comunicação/Postal Saúde
Foto: Clínica
Caputo