19/04/2017 - 16:57 - Atualizado em 15/05/2017 - 15:07

Programa de Desligamento Incentivado dos Correios (PDI)


Os Correios deram início em fevereiro/2017 ao Programa de Desligamento Incentivado (PDI), que vai até junho/2017.

Trata-se de uma ação que promove o desligamento voluntário dos empregados da empresa Correios, desde que atendam todos os critérios de elegibilidade do programa.

Mas isso não significa que o ex-empregado irá deixar o plano CorreiosSaúde. Se ele atender a todos os critérios de elegibilidade do programa e os requisitos do regulamento, este poderá permanecer no plano de saúde, com todas as vantagens e comodidades que só a Postal Saúde pode oferecer.


Conheça aqui os critérios de elegibilidade e a documentação necessária para permanecer com a assistência médica e odontológica após o desligamento pelo PDI-2017:

  • Idade mínima de 55 anos;
  • Ser aposentado;
  • Ter prestado, no mínimo, 15 anos de serviço aos Correios.
  • Preenchimento do Termo de Permanência - o Termo de Permanência pode ser obtido clicando aqui;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carta de concessão de aposentadoria;
  • Último extrato de recebimento de benefício do INSS (contracheque);
  • Comprovante de recebimento do Postalis (se participante);
  • Cópia da CTPS das páginas de identificação, qualificação civil, registro do empregado (contrato de trabalho) constando a data de admissão e de desligamento dos Correios.


E não se esqueça que:

A documentação deve ser autenticada em cartório ou em cópia acompanhada do original, desde que autenticada pelo empregado da Postal Saúde responsável pela conferência e envio;

A documentação deve obrigatoriamente ser entregue na Unidade de Representação Regional da Postal Saúde (URR) do seu estado. Para achar sua URR, basta acessar http://www.postalsaude.com.br/encontre-sua-regiona...;

Os ex-empregados aposentados desligados pelo PDI-2017 têm 60 dias a partir da data de desligamento para apresentar a documentação relacionada no MANPES para permanência no plano de saúde. Após este prazo, serão suspensos da assistência médica e odontológica e reativados à medida em que a documentação comprobatória for apresentada.

4.2.2.2 O titular aposentado que se desligou, ou o titular aposentado por invalidez que se afastou dos Correios a partir de 2004, poderá permanecer com os dependentes que já estavam cadastrados enquanto se encontrava na ativa, respeitadas as regras gerais do Plano, incluindo assinatura do Termo de Permanência no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data do seu desligamento/afastamento, na Unidade da Postal Saúde de sua localidade.


Importância da atualização cadastral

É importante lembrar ao empregado aposentado que os dados cadastrais atualizados são condições previstas em regulamento para a manutenção de alguns benefícios.

De acordo com o Manual de Pessoal dos Correios (MANPES):

A omissão do beneficiário titular em relação à atualização do cadastro, poderá acarretar:

  • Defasagem no valor da coparticipação;
  • Débito a ser ressarcido aos Correios;
  • Suspensão da assistência médica/odontológica;
  • Responsabilidade administrativa, se empregado ativo, ou
  • Responsabilidade civil, se aposentado/anistiado, e
  • Ressarcimento integral da despesa referente ao uso indevido do CorreiosSaúde.