31/07/2019 - 18:15 - Atualizado em 01/08/2019 - 10:17

Saiba como usar seu plano de saúde de forma consciente

Confira algumas dicas para evitar desperdício dos recursos de saúde

A crise que afeta o segmento de saúde suplementar atinge em cheio as operadoras de autogestão em saúde, as únicas que não têm o lucro como objetivo. Assim,

fatores econômicos, como a inflação no setor de serviços de saúde e o consequente aumento no custo das despesas assistenciais, trazem reflexos diretos para a saúde financeira das operadoras, pondo em risco a sustentabilidade dos planos de saúde.

A equação entre receitas e despesas precisa ser equilibrada. Por isso, a cobrança de mensalidades e o compartilhamento das despesas com os beneficiários são alternativas encontradas pelas operadoras para a manutenção da assistência médica. Mesmo assim, essas medidas não são suficientes, uma vez que a receita não acompanha o crescente aumento das despesas.

Cartilha

Por isso, é preciso reduzir o desperdício de recursos na área de saúde. Uma dessas maneiras é usar o plano de forma consciente. Nesse sentido, a Postal Saúde preparou a Cartilha: Use seu plano de forma consciente, com informações e dicas sobre como se comportar na hora de marcar uma consulta ou de solicitar qualquer outro serviço prestado pela rede credenciada.

Nessa cartilha, você encontrará orientações gerais e dicas para os cuidados com a saúde, em que a prevenção – para evitar que a doença se instale no organismo - é a mais importante delas. Todas essas orientações, se seguidas, contribuirão para a sua qualidade de vida, com uma vantagem preciosa: ajudarão também a reduzir os gastos com saúde, transformando você, beneficiário, em um agente fiscalizador do plano.

Como evitar o desperdício dos recursos de saúde?


Organize um miniprontuário

Mantenha em uma pasta com receitas, exames e informações sobre tratamentos realizados. Isso facilita a consulta (ao fornecer para o médico dados essenciais ao diagnóstico e ao tratamento) e, dependendo do caso, pode evitar o pedido de novos exames.


Tenha um médico de confiança

Marque uma consulta com ele quando for necessário. Se for o caso, ele indicará o especialista correto para tratar do seu problema. Assim, você otimiza seu tempo e evita gastos desnecessários indo para vários especialistas ao mesmo tempo.


Adote hábitos saudáveis

Inclua na sua rotina atividades como: praticar exercícios físicos, não fumar, não beber, controlar o peso, dormir bem, realizar exames periódicos. Essa postura ajudará a manter uma boa saúde. Leia também: “ Previna-se, sorria, ajude, agradeça”, aconselha o nutrólogo Matheus Caputo sobre dicas de saúde



Faça os exames preventivos

Além de oferecer uma ampla rede credenciada de atendimento médico, laboratorial, hospitalar e odontológico, a Postal Saúde aposta na prevenção da doença e nos cuidados com a saúde como a forma mais adequada para garantir a qualidade de vida dos beneficiários.

A Operadora coloca à disposição dos beneficiários os Programas de Saúde, como o Saúde em Dia e o Saúde da Mulher, voltados aos cuidados e à prevenção da saúde.

Leia também: Programa Saúde em Dia encoraja mudança de hábitos


Assine a guia de consulta somente uma vez

Quando for ao consultório médico, assine a guia de consulta somente uma vez e sempre confira a descrição do procedimento. Essa simples atitude pode evitar cobranças indevidas para a Postal Saúde e para você. Fique de olho!

Questione a real necessidade dos exames pedidos

O objetivo é evitar exames que, muitas vezes, podem causar problemas à saúde, como exposição a irradiações desnecessárias.


Vá ao pronto-socorro quando realmente necessário

Se possível, procure falar antes com o seu médico de confiança. Ele vai dar a orientação correta para o seu problema de saúde.

Se não puder comparecer à consulta médica, desmarque com antecedência

Alguns prestadores podem cobrar pela sua falta. E essa ausência terá custos para você e para a Operadora. Esse é um gasto que pode ser facilmente evitado.

Confira seu extrato de compartilhamento

Confira sempre seu extrato de compartilhamento de despesas médicas para averiguar se o serviço de saúde lançado pelo prestador foi o mesmo que você utilizou.

Contamos com você para contribuir com a sustentabilidade de sua operadora e a manutenção da assistência de saúde para você e seus familiares, a partir do uso consciente do seu plano de saúde.

O plano é seu. Fiscalize!

Para acessar o extrato de compartilhamento das despesas, acesse o serviço Minha Postal

Saiba mais: Cartilha: Use seu plano de forma consciente.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência


Por: Comunicação/Postal Saúde

Baixe o APP da Postal Saúde
Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse gratuitamente as lojas do Google Play ou da Apple Store . Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.