10/04/2018 - 09:00 - Atualizado em 11/04/2018 - 09:06

Ioga, uma prática para quem deseja equilíbrio físico, mental e espiritual

Um grupo crescente de pesquisas liga a prática da ioga a uma série de efeitos para a saúde física e mental. Descobriu-se que a ioga reduz os sintomas de depressão e ansiedade, alivia a dor crônica das costas, reduz os níveis de estresse, fortalece a função cerebral e melhora a saúde cardíaca, entre outros benefícios. A prática é muito benéfica também para para gestantes e idosos, desde que recomendadas pelo médico.

“A saúde é um estado de harmonia completa de corpo, mente e espírito”, disse o famoso mestre iogue indiano B.K.S. Iyengar. “Quando nos libertamos das incapacidades físicas e distrações mentais, as portas de alma se abrem.”

Quase imediatamente depois de ser iniciada sua prática, o impacto positivo da ioga se estende até o nível celular, afetando a expressão dos genes nos leucócitos, segundo um estudo norueguês de 2013. As mudanças benéficas podem resultar em imunidade maior e redução de inflamações.

Os dados sugerem que os efeitos da prática da ioga possuem um componente fisiológico integral ao nível molecular que é iniciado imediatamente durante a prática e pode formar a base para efeitos estáveis de longo prazo.

Confira alguns benefícios do yoga:

Reduz o estresse e a ansiedade

“A ansiedade gera sintomas de sofrimento, como a dificuldade para lidar com espera, irritabilidade, tremores, angústia, pensamentos distorcidos e constantes sensações de que nada dará certo”, enumera o especialista. Daí a explicação para as famosas dores de cabeça, nas costas, a gastrite e outros tantos males provenientes da agitação sem fim.

Diminui as enxaquecas

Embora as causas exatas da enxaqueca ainda não sejam totalmente conhecidas, pesquisadores acreditam que elas sejam causadas por uma combinação de um desiquilíbrio físico associado a um estresse mental.

Em um estudo de 2007, pessoas que sofriam regularmente com enxaqueca relataram uma melhora na frequência e na intensidade das crises após três meses de yoga. Além disso, a yoga também ajuda a melhorar a postura e a relaxar os ombros e o pescoço, que podem causar dores de cabeça quando ficam excessivamente tensos (o que acontece com qualquer pessoa que passa horas em frente ao computador).


Melhora a qualidade do sono

Recentemente pesquisadores de Harvard divulgaram um estudo em que voluntários com insônia experimentavam praticar yoga pela primeira vez. Após oito semanas, os participantes relataram uma melhora significativa na qualidade do sono.

Isso deve ser atribuído ao fato de um dos maiores benefícios da yoga ser justamente o controle do stress. Pessoas muito ansiosas ou estressadas têm dificuldade para relaxar, e acabam não conseguindo desligar a mente para dormir em paz. As posturas da yoga e os exercícios de respiração permitem que a mente diminua sua frequência interna, deixando você mais calmo e relaxado ao se deitar.

Diminui a vontade de comer o tempo todo

A prática regular de yoga permite que você tenha mais controle sobre o que come. Um dos motivos é que ela torna você mais consciente de questões físicas e emocionais que podem estar por trás da vontade de comer sem necessariamente estar com fome. A yoga traz uma consciência física e mental que irá ajudar você a se relacionar mais saudavelmente com a comida, evitando comer por razões puramente emocionais. A respiração mais calma deixará você menos ansioso e com uma capacidade de fazer melhores escolhas alimentares.


Queima calorias

Parece que você nem transpira, mas a verdade é que você queima calorias durante a prática, principalmente nas aulas mais rápidas. Se você optar pelo Ashtanga Yoga, conseguirá queimar algo em torno de 500 calorias em uma hora, dependendo da intensidade dos exercícios.

Ajuda a emagrecer

O sobrepeso é um indicativo de que há desequilíbrios na sua vida, sendo o stress um deles. A prática de yoga ajudará você a relaxar profundamente, diminuindo a ansiedade e o stress, permitindo que você consiga perder peso naturalmente.

Estimula a energia vital do fígado

Uma das funções do fígado é ajudar a desintoxicar o organismo do excesso de toxinas e purificar o sangue. Um fígado saudável é capaz de ajudar você a processar todas as gorduras, além de fornecer energia para seus músculos. Algumas posturas da yoga têm o poder de fortalecer profundamente a força vital do fígado, permitindo que esse órgão tão importante execute todas suas funções adequadamente.

Eleva os batimentos cardíacos

Acredite se quiser, mas a yoga pode ser mais saudável que a corrida para emagrecer. Pesquisas têm demonstrado que a elevação dos batimentos cardíacos através da corrida pode deixar o sistema nervoso ainda mais estressado. Uma consequência disso seria uma fadiga das glândulas adrenais, o que dificultaria a perda de peso.

Já a yoga acelera e desacelera os batimentos rapidamente, em repetidas vezes durante a prática. Essa alternância nos batimentos é bem mais eficiente para quem quer emagrecer com a yoga.

Ativa a tireoide

Um dos benefícios da yoga é que algumas posturas podem ajudar você a melhorar o funcionamento da tireoide. Essa glândula é responsável por secretar alguns hormônios que irão determinar o nível do seu metabolismo.

Uma tireoide ativada é capaz de permitir que você aumente seu metabolismo e queime mais gorduras.

Aumenta a imunidade

Uma pesquisa recente publicada na Noruega confirma que a prática regular de yoga causa alterações na expressão de alguns genes relacionados à melhora da imunidade. Além disso, a yoga também aumenta a imunidade porque melhora a saúde do corpo como um todo. Quando você respira e se movimenta de maneira correta, sua circulação melhora e todos seus órgãos conseguem funcionar adequadamente.


Melhora o desempenho sexual

Praticar yoga por somente 12 semanas já pode trazer benefícios para sua vida sexual. Além de ajudar a aumentar o desejo sexual, a yoga também ajuda na performance e na intensidade do orgasmo. Um dos motivos é que a prática aumenta a circulação sanguínea na região genital, fundamental para a ereção masculina e o desejo feminino. Já o desempenho é auxiliado pela melhorada na respiração e pelo relaxamento mental que a prática traz.


Postado por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Saúde iG
Fotos: Stock Photos