08/05/2018 - 14:51 - Atualizado em 25/07/2018 - 15:41

Programa Saúde em Dia encoraja mudança de hábitos

Confira a história e o depoimento da beneficiária Marly Correia (SP), aposentada dos Correios

Adepta da pedalada, a aposentada Marly incluiu em sua rotina
hábitos saudáveis, sustentados por uma atitude positiva
diante da vida

Em dias de mar agitado, a forte correnteza da praia de Mongaguá (SP) não parece perturbar a serenidade da beneficiária aposentada da Postal Saúde, Marly Correia dos Santos. Aos 56 anos, ela orgulha-se de ter trocado o ritmo frenético da capital paulista pela tranquilidade da vida litorânea.

Pelas manhãs ou às tardes, quando a brisa sopra agradável e suave à beira-mar, ela costuma proteger-se do sol e vestir-se levemente para sentir o frescor da vida, pedalando ou simplesmente movimentando os pés na areia firme e batida, ao longo de alguns quilômetros de praia.

Nesses passeios, não se desgruda de Marry, sua cachorrinha, a mascote da casa (foto abaixo), nem a poupa de carinhos e mimos especiais. “É o meu xodó”, avisa a beneficiária, logo no início da entrevista. Mas essa tranquilidade quase bucólica que impregna o coração, a mente e o espírito de Marly é fruto de muita reflexão e esforço pessoal.

Pode-se dizer, metaforicamente, que a cena descrita acima é o oásis após longa tempestade em mar bravio, da qual ela é sobrevivente. Em 2015, Marly foi diagnosticada com câncer de mama; fez a mastectomia, seguida de longas sessões de quimioterapia e radioterapia. Em abril deste ano, ela se submeteu a uma cirurgia de reconstrução mamária, que marca uma nova etapa em seu quadro clínico, além do resgate da autoestima e mais estímulo para seguir o tratamento.

A cada seis meses Marly passa por sessões especiais para combater os efeitos da radiação. “Também faço acompanhamento a cada três meses com o oncologista, quando é feita uma avaliação geral do meu estado de saúde”, conta a beneficiária, com uma força interior própria de quem alimenta a força, a esperança e a fé. “Sou uma sobrevivente”, afirma.

Saúde em Dia

Ela diz se sentir agradecida e aliviada por ter um plano de saúde para compartilhar as despesas. Incluída no programa Saúde em Dia, Marly conta que já recebeu três ligações da equipe responsável por seu acompanhamento de saúde. “O atendimento é bom e feito por pessoas que trabalham para nos ajudar a ter bons hábitos de saúde e uma alimentação mais saudável. Eles são cordiais e perguntam sobre todos os assuntos relevantes para nossa saúde”, diz.

“Só tenho que parabenizar a equipe desse projeto que proporciona segurança para os aposentados, os idosos e os servidores da ativa, aqueles que ainda estão colaborando com a empresa”, acrescenta a beneficiária.


Atitude positiva

Quando o assunto é mudança de hábitos para ter mais qualidade de vida, ela dá umas dicas: fazer atividade física como yoga ou pilates, pelo menos meia hora por dia; adotar uma alimentação saudável, evitando ao máximo os produtos industrializados; não tomar refrigerantes; tomar água com o PH entre 6 e 7; e o mais importante: ter uma postura positiva diante das situações da vida.

Divorciada, com dois filhos e um netinho de 6 meses, a aposentada conta que o otimismo e o altruísmo sempre foram sua filosofia de vida. “Nos últimos anos trabalhei na área de saúde dos Correios, onde a gente sempre está pronta para ajudar. Também recebi muita ajuda e força quando mais precisei”, diz, agradecida.

Marly entrou nos Correios em 1988 e trabalhou na GESIT (Gerência de Sistemas e Telemática), GECOF (Gerência de Operações Financeiras) e, por último, na GESAU (Gerência de Saúde), área com a qual mais de identificou. Aposentou-se em 2009, mas voltou a trabalhar na ECT e, em 2015, aderiu ao Programa de Desligamento Incentivado (PDI).


Ser feliz

“O meu objetivo na vida é ser feliz. Agora eu me sinto muito mais feliz, pois me atenho ao que realmente importa”, ensina. Sobre os segredos para tamanha resignação e capacidade de superação, ela não hesita: ter fé em Deus e ser otimista, acreditando que tudo vai dar certo, que Ele está no controle de nossas vidas e que tudo passa”, conclui.

Leia também: Programa Saúde em Dia tem avaliação positiva de beneficiários


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fotos: Arquivo pessoal