05/06/2019 - 09:27 - Atualizado em 05/06/2019 - 09:12

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Tema escolhido na campanha de 2019 é Poluição do Ar


O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos, no dia 5 de junho. Esta é uma das maiores plataformas globais de divulgação pública, celebrada por milhões de pessoas em todo o mundo desde sua criação, em 1972. O objetivo é sempre a promoção da conscientização e o incentivo às ações para a preservação do meio ambiente.

Em 2019, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi a poluição do ar. Entender os diferentes tipos de poluição e como ela afeta a nossa saúde e o meio ambiente nos ajuda a tomar medidas para melhorar a qualidade do ar ao nosso redor.


Nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. As emissões nocivas são responsáveis por uma em cada nove mortes em nível global e por 7 milhões de mortes prematuras por ano. Só no continente americano, mais de 300.000 pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar – na Ásia e no Pacífico, esse número sobe para assustadores 4 milhões. Alguns poluentes atmosféricos também estão diretamente relacionados ao aquecimento global, contribuindo para o desenrolar de uma crise climática.

Pensando nisso, a ONU Meio Ambiente criou uma série de ações para engajar o público tanto digital quanto presencialmente. Confira mais detalhes sobre as programações clicando aqui. São campanhas espalhadas por todo o Brasil!

Em 2019, a sede das comemorações é a China, um dos países que mais sofrem com a má qualidade do ar. Além do território chinês, porém, o impacto da poluição é até econômico, chegando a custar até 5 trilhões de dólares por ano à economia global. A poluição do solo pelo ozônio também deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.

A poluição atmosférica prejudica a nossa saúde e a nosso lar. Neste #DiaMundialDoMeioAmbiente, descubra mais sobre a poluição do ar ao seu redor, e como podemos #CombaterAPoluiçãodoAr


Fonte: Nações Unidas
Vídeo: Nações Unidas