18/02/2020 - 09:00 - Atualizado em 20/02/2020 - 10:01

​Carnaval 2020 – Divertido mesmo é se cuidar: usar a camisinha é uma responsa de todos

Leia a matéria e assista ao vídeo preparado pela Postal Saúde para advertir e orientar sobre a importância do sexo seguro não apenas no Carnaval, mas em todos os dias do ano

O título que abre essa matéria faz alusão a duas campanhas que alertam para a prevenção e o cuidado com a saúde nesse carnaval de 2020 . Divertido mesmo é se cuidar – não deixe a prevenção fora dessa folia , da Postal Saúde , e Usar camisinha é uma responsa de todos, do Ministério da Saúde .

As duas mensagens se complementam e devem ser realmente levadas a sério, pois sabemos que o período do carnaval favorece o aumento de relações sexuais desprotegidas. Esse comportamento facilita a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, HPV, HIV, herpes genital, gonorreia e as Hepatites B e C.

A Postal Saúde reforça que os cuidados aqui relatados devem fazer parte da rotina das pessoas não apenas no Carnaval, mas em todos os dias do ano!.

Confira o vídeo preparado pela equipe de Comunicação da Operadora para alertar sobre a importância da prevenção.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo.


Segundo o Ministério da Saúde , pesquisas demonstram que o uso do preservativo vem caindo com o passar do tempo, principalmente entre o público jovem. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) todos os dias ocorre um milhão de novas infecções. Assim, doenças antigas (que remontam à Idade Média) como a sífilis, por exemplo, ainda hoje pode ser considerada uma epidemia.

Vale advertir que as ISTs são causadas por mais de 30 vírus e bactérias. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Usar camisinha é uma responsa de todos

Para reforçar a importância do uso do preservativo, o Ministério da Saúde escolheu, para a campanha deste ano, o slogan Usar camisinha é uma responsa de todos.

A ideia é chamar atenção, principalmente dos jovens de 15 a 29 anos, faixa em que se registra-se o aumento das ISTs.

Um descuido que pode custar a sua vida

As campanhas têm por objetivo ampliar o acesso às informações sobre o tema, esclarecendo que, com o uso do preservativo, as relações sexuais ficam mais seguras, evitando m uma série de doenças que podem custar a própria vida.

Para o Carnaval deste ano, o Ministério da Saúde irá distribuir 128,5 milhões de preservativos para todo o Brasil, garantindo a proteção dos foliões contra as ISTs. Ao todo, 570 milhões de preservativos e géis lubrificantes estarão à disposição da população neste ano para que a prevenção seja constante e não apenas nos quatro dias da folia.

Veja como se divertir e se cuidar ao mesmo tempo

O Carnaval é uma festa popular brasileira e, apesar de muitos preferirem ficar longe da folia, é possível se divertir com responsabilidade e cultivando o respeito a si mesmo e aos outros. Por isso, lembramos que brincar o carnaval de forma saudável exige cuidados com a sua saúde e também com a sua segurança.

Confira as dicas que preparamos para você.

Dicas para a sua saúde:

- Vá para a festa disposto a se divertir com tranquilidade e responsabilidade. Afaste a ideia de que “no carnaval tudo pode”, pois esse pensamento pode trazer graves consequências para a sua saúde e complicações para a sua vida depois que a festa passar.

- Lembre-se de que muitas doenças são passadas pelo beijo e, no ato sexual sem proteção (oral, vaginal ou anal) você pode ser contaminado por uma série de graves doenças, como HIV, HPV, sífilis, herpes genital, gonorreia e as Hepatites B e C.

- Caso você tenha relações sexuais, use a camisinha em todas as situações! Saiba mais sobre os preservativos masculinos e femininos

- Evite beber e fique longe das drogas. Essas duas atitudes preservarão a sua saúde, além de afastar outras situações de risco;

- Durma de 6 a 8 horas. Isso ajudará a manter o equilíbrio físico e mental durante a festa, sem sonolência ou mal-estar;

- Beba bastante água para evitar desidratação e desmaios;

- Não permaneça em jejum por tempo prolongado e se for para a folia, prefira alimentos saudáveis e com maior valor energético;

- Caso ache que se envolveu em uma situação de risco, faça o teste de HIV. O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e hepatites B e C. Para fazer o seu exame, procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Saiba mais aqui .

Dicas para a sua segurança:

- Leve na bolsa apenas um documento para identificação. Não precisa levar todos.

- Antes de sair de casa, tenha certeza de que o celular está carregado e o mantenha em local seguro e discreto.

- Se sair com criança, providencie uma pulseira de identificação com nome da criança, nome do responsável e telefone. Blocos de carnaval são muito animados. Mas no meio da folia, num momento de distração, uma criança pode se perder de seus familiares. Por isso é importante que elas usem a pulseirinha.

- Se alguém lhe oferecer bebida, não aceite . Prefira tomar sempre do seu copo e não o perca de vista.

- Tenha em mãos telefones úteis dos órgãos de saúde e segurança pública em caso de necessidade, como assédio sexual, agressão, mal súbito ou outras situações de emergência:

Anote os telefones para denúncias e emergências:



Central de Atendimento à Mulher 180

Disque Direitos Humanos – 100

Disque Denúncia - 181

Polícia Militar- 190

SAMU - 192

Corpo de Bombeiros - 193

Defesa Civil - 199

Gostou das dicas? Então já sabe: não deixe a prevenção fora dessa folia!

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Ministério da Saúde/ Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV)
Site Tua Saúde
Fotos: 123 RF

.