29/01/2020 - 09:00 - Atualizado em 29/01/2020 - 16:06

​Especial: Empregados dos Correios relatam benefícios da Cinesioterapia Laboral no Complexo Vila Maria, em São Paulo

Parceria entre Correios e Postal Saúde melhora qualidade de vida de beneficiários com programa que alterna fisioterapia com atividades físicas

Margarida: "fim às dores e mais qualidade de vida"


O estado de saúde e de bem-estar da agente de Correios e beneficiária da Postal Saúde, Margarida Ângela da Costa Almeida, 55 anos, teve uma melhora significativa desde fevereiro de 2017, quando ela passou a frequentar o centro de Cinesioterapia Laboral do Complexo de Vila Maria, na região metropolitana de São Paulo, inaugurado no mesmo mês.


Lotada no posto avançado do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que funciona no mesmo andar do centro, ela conta que o tratamento com a cinesioterapia laboral pôs fim à dor provocada pelos problemas de coluna, diagnosticados já há alguns anos: uma protusão discal em vários pontos da lombar e na cervical, além de artrose nos dois joelhos.


Quando perguntada sobre o “antes” e o “depois” do tratamento, que alterna fisioterapia com atividades físicas para fortalecer a musculatura e promover o condicionamento físico, ela responde: “Não tem nem comparação. Antes eu sentia muita dor, não dormia bem e tinha pouca disposição, o que me atrapalhava trabalhar. Hoje estou sem dor, sinto-me disposta e até ganhei massa muscular”, relata a beneficiária, enfatizando que o programa lhe trouxe mais qualidade de vida.

“Desde que iniciei o tratamento na cinesioterapia, só tenho visto melhoras no meu quadro clínico. Aproveito para parabenizar essa iniciativa, que nos ajuda muito”, diz.


Efeitos positivos

E quem pensa que os resultados da cinesioterapia se limitam ao aspecto físico, acaba se surpreendendo com os reflexos do tratamento também no estado emocional dos pacientes. É o que observa a beneficiária e coordenadora de atendimento dos Correios, Isabel Cristina Morares dos Santos.


“Participo do programa desde o início e posso relatar, com propriedade, os efeitos positivos que o programa trouxe para os funcionários dos Correios. O tratamento vai além do cuidado com a saúde, pois existe um ambiente alegre, atencioso, fazendo com que todos se sintam bem física e emocionalmente”, relata a gestora.


Ela conta que sofre com problemas no joelho e faz fortalecimento muscular.


“Tenho condropatia patelar direita e há três meses quebrei o segundo metatarso (parte mediana do pé). Agora estou fazendo fisioterapia e, em ambos os tratamentos, sou tratada com muito profissionalismo e carinho pelos profissionais Aline, Ariane, Ellen, Priscila, Felipe e todos os outros”, agradece Isabel, fazendo questão de valorizar o trabalho desenvolvido por cada um da equipe, formada por fisioterapeutas e educadores físicos. (Foto: Isabel e fisioterapeuta Priscila: tratamento com carinho e bem-estar físico e emocional)


Mais qualidade de vida

A qualidade de vida proporcionada pela cinesioterapia laboral é consenso entre os que se submetem ao tratamento.


“Há mais de dois anos realizo atividades de condicionamento físico e já passei por reabilitação com os profissionais de fisioterapia. Tive resultados muito satisfatórios que melhoraram minha saúde e me trouxeram mais qualidade de vida”, endossa Doralice Fidelis de Menezes Neiva (foto ao lado), agente de Correios no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) de Vila Maria.


“Agradeço à equipe (da cinesioterapia) que trabalha com muita dedicação, profissionalismo e cordialidade. Parabéns!”, expressa a beneficiária.


Melhoria da autoestima

A fisioterapeuta Priscila da Silva Neves integra a equipe do centro de cinesioterapia laboral de Vila Maria desde setembro de 2018. Segundo ela, a evolução do quadro clínico das pessoas é perceptível e, além da diminuição da dor, do condicionamento físico e do fortalecimento da musculatura, o tratamento acaba melhorando a autoestima das pessoas.


“Pude observar a evolução de um paciente dependente químico que sofre de lombalgia. Com a diminuição da dor, ele se tornou mais comunicativo e mais disposto para o trabalho, com autoestima mais elevada, propiciando até mesmo uma redução da dependência”, comemora Priscila.


Prevenção de doenças laborais


O educador físico Felipe Aguiar Melo, que trabalha com Priscila, destaca que um dos grandes benefícios da cinesioterapia é a prevenção de doenças laborais, como aquelas ocasionadas pelo esforço repetitivo ou pelo movimento de braços e ombros — como no caso dos empregados dos Correios que trabalham diariamente depositando nos armários as encomendas que serão distribuídas pelos carteiros aos destinatários.


Ele enumera outros efeitos positivos da cinesioterapia laboral: promove a reabilitação do paciente, combate o sedentarismo, reduz o absenteísmo no trabalho e traz mais bem-estar.

“A pessoa passa a se sentir melhor porque a atividade física libera a dopamina no cérebro, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar”, conclui.



Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas fazem parte da equipe multidisciplinar
do Centro de Cinesioterapia Laboral de Vila Maria

Equipe multidisciplinar

Para a coordenadora do centro, a enfermeira Aline Dantas, a abordagem multidisciplinar da cinesioterapia é um dos fatores de eficácia do tratamento. “Somos uma equipe formada por médicos, fisioterapeutas e educadores físicos empenhados em oferecer o melhor tratamento, de maneira específica e individualizada”, orgulha-se Aline, para acrescentar: “A multidisciplinaridade na área da saúde tem sido vista como a melhor opção de tratamento no quesito qualidade”.


Avaliação médica

Ela explica que antes de iniciarem o tratamento com a cinesioterapia, os pacientes (empregados dos Correios e beneficiários da Postal Saúde) são encaminhados à equipe médica para uma avaliação completa.

“Avaliamos os quadros álgicos (mapeamentos das regiões onde a pessoa sente dor) e de qualidade de vida de cada um. Após o atendimento médico, os pacientes são direcionados para a fisioterapia ou para o condicionamento físico, a depender do seu estado de saúde”, observa Aline.

“Para cada situação, nossa equipe multidisciplinar realiza reuniões com o objetivo de discutir e traçar os melhores planos de tratamentos. Assim, quem chega ao centro de cinesioterapia laboral recebe um atendimento integral, com avaliação do médico, do fisioterapeuta e do educador físico”, conclui.

O Programa

O Programa de Cinesioterapia Laboral é uma ação desenvolvida pela área de saúde dos Correios, em parceria com a Postal Saúde. O objetivo é a prevenção de doenças laborais, com o reforço osteomuscular dos empregados dos Centros Operacionais dos Correios, além da recuperação daqueles que apresentam algum tipo de lesão.


Quem pode participar?

Podem participar da cinesioterapia laboral todos os empregados dos Correios lotados nos Centros Operacionais onde o programa esteja em funcionamento.



Por: Comunicação/Postal Saúde
Texto: Arlinda Carvalho
Fotos: Centro de Cinesioterapia de Vila Maria