08/10/2019 - 10:02 - Atualizado em 08/10/2019 - 11:36

​Ministerio da Saúde lança nova Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Neste ano, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos são os principais alvos da imunização. A estratégia ocorrerá em 5 fases distintas, sendo duas em 2019 e as demais em 2020




O Ministério da Saúde lançou ontem (7/10), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde. Nessa segunda fase, a campanha terá como foco dois grupos, com datas diferentes de imunização: de 7 a 25 de outubro serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; o Dia D de vacinação para esse grupo será em 19 de outubro. JÁ de 18 a 30 de novembro, a vacinação será direcionada a adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia; o Dia D será em 30 de novembro.

A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

“Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, enfatizou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro.

Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral.

A estratégia ocorrerá em 5 fases distintas, sendo duas em 2019 e as demais em 2020. O objetivo é interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir altas coberturas vacinais que protegerão a população de nova reintrodução dos vírus sarampo e rubéola, presentes na vacina.

Confira as etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo:

Primeira etapa - 2019

Período: 7 a 25 de outubro

Dia D: 19 de outubro

Público-alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade


Segunda etapa - 2019

Período:18 a 30 de novembro

Dia D: 30 de novembro

Público-alvo: população de 20 a 29 anos


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Stock Photos