Novembro azul: prevenção e promoção à saúde integral do homem
Além de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, o Ministério da Saúde chama a atenção para os cuidados da saúde masculina como um todo
Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos devem ser sempre observados pela população masculina.
Todos os anos, nesse período, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais com o cuidado da saúde masculina.
Entre as informações estão, por exemplo, dicas para manter alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebicas alcoólicas, além de praticar atividades físicas. São atos simples que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças.
No Brasil, é tradição que prédios e monumentos históricos recebam iluminação azul nesta época do ano, fazendo menção ao Novembro Azul. O objetivo é chamar atenção para o movimento global, trazendo informações e conscientização sobre o que deve ser feito em prol da saúde do homem.
Exames básicos de rotina na prevenção e promoção da saúde do homem:
Pressão arterial;
Hemograma completo;
Exame de urina;
Exame de fezes;
Teste de glicemia;
Atualização da carteira vacinal;
Verificação do perímetro abdominal;
Teste de IMC.
Assista ao vídeo do Ministério da Saúde sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina
IMPORTANTE: Apesar de o Novembro Azul estar fortemente vinculado à prevenção do câncer de próstata, o Ministério da Saúde trabalha com uma visão bem mais ampliada e abrangente. A pasta aproveita a época para chamar atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os sentidos.
Fonte: Ministério da Saúde
Fotos: Stock Photos