12/11/2019 - 11:03 - Atualizado em 12/11/2019 - 11:22

​Saúde do homem vai muito além do exame de próstata

Além dos cuidados para prevenir a doença, o homem precisa cuidar da sua saúde como um todo, buscando ter qualidade de vida, como adotar uma rotina de hábitos saudáveis





Novembro é conhecido como o mês de debate e promoção da saúde dos homens. Porém, é importante lembrar que o cuidado não se limita a um mês do ano ou ao tratamento de doenças quando elas aparecem.


Além dos cuidados para prevenir o câncer de próstata, o homem precisa cuidar da sua saúde como um todo, buscando ter qualidade de vida, como integrar na rotina hábitos saudáveis, conviver com amigos e familiares, envolver-se na educação dos filhos e participar de atividades culturais ou esportivas. Essas ações poderão melhorar a saúde física e mental do homem e ainda evitar doenças que prejudiquem sua qualidade.

Com relação ao câncer de próstata, o que se recomenda é um cuidado frequente, vinculado a uma equipe profissional para a prevenção desta e outras doenças, a discussão sobre hábitos cotidianos e o envelhecimento saudável durante toda a vida.

Esse cuidado exige ir além de iniciativas de rastreamento, mas focar na procura, ao longo de todo o ano, por ações e serviços de saúde a partir da Atenção Primária à Saúde. Cuidar da saúde exige atenção, interesse e disponibilidade para olhar para si, seja no ambiente doméstico, seja no ambiente de trabalho, no espaço de lazer e em espaços sociais. Essa atitude proativa e responsável gera impactos reais na sua qualidade de vida e na das pessoas ao seu redor.

Prevenção

Prevenir é uma estratégia excelente para quem quer manter o vigor e a saúde em dia! Os serviços de saúde também estão preparados para orientar em situações de estresse, de sobrecarga mental e de outras situações emocionais. É um espaço para tirar dúvidas e obter instruções acerca de tudo que envolva sua saúde.

Saiba mais em http://saude.gov.br/homem


Fonte: Ministério da Saúde