página principal > Quem é quem

Quem é quem

Assembleia-Geral

A Assembleia-Geral é o Órgão soberano de deliberação na Postal Saúde e dela participam, com direito a voto, a Mantenedora (os Correios), as Associações patrocinadoras e os Associados Beneficiários em situação regular.

O órgão delibera sobre matérias de interesse geral e sua convocação é feita conforme Estatuto Social.

A última Assembleia-Geral Extraordinária da Postal Saúde ocorreu de forma virtual, em decorrência da pandemia causada pela covid-19, em 09 de dezembro de 2020.


 

Conselho Deliberativo (CODEL)

O Conselho Deliberativo (CODEL) é o órgão de orientação estratégica e de superior deliberação da Postal Saúde. Tem por atribuição definir as políticas e as diretrizes da Operadora, bem como os recursos, os planos e os programas de saúde, em conformidade com as normas estatutárias, com o Regimento Interno e com a legislação vigente pertinente.

No CODEL, são discutidas as principais decisões estratégicas da Operadora. As reuniões acontecem mensalmente, com a participação de convidados relevantes para a tomada de decisões. O órgão é composto por três membros, sendo dois titulares e seus respectivos suplentes, indicados pela Mantenedora (Correios), e um membro e seu suplente, eleitos pelos Associados Beneficiários em Assembleia-Geral.


Membros Titulares

Frederico Bernardes Vasconcelos | Presidente
Tomou posse em 03/09/2021

Gilberto Barbosa Moreira | Vice-presidente
Tomou posse em 05/10/2021

Maxy Hellen de Morais | Conselheiro Deliberativo titular
Tomou posse em 07/06/2019


Membros Suplente

Cesar Augusto Morais Costa | Conselheiro Suplente
Tomou posse em 03/09/2021


 

Conselho Fiscal (COFIS)

O Conselho Fiscal (COFIS) é o órgão responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira da Postal Saúde.

É composto por quatro membros titulares e quatro suplentes, sendo dois membros e seus respectivos suplentes eleitos pela Assembleia Geral e dois membros e seus respectivos suplentes indicados pela Mantenedora.

Membros Titulares

José Roberto Machado Farias | Presidente – Conselheiro indicado pela Mantenedora
Tomou posse em 21/02/2020

Carlos Ernesto Miranda Aversa | Vice-Presidente – Conselheiro indicado pela Mantenedora
Tomou posse em 28/09/2021

José Luís Candido de Souza | Conselheiro eleito pelos Beneficiários
Tomou posse em 01/06/2021

Membros Suplentes

Israel Pinheiro Torres Junior | Conselheiro indicado pela Mantenedora
Tomou posse em 21/02/2020

Humberto José Augusto Brito | Conselheiro eleito pelos Beneficiários
Tomou posse em 01/06/2021


 

Diretoria-Executiva (DIREX)

A Diretoria-Executiva é o órgão de administração geral da Postal Saúde, ao qual compete propor e executar as diretrizes e as políticas aprovadas pelo Conselho Deliberativo, além dos demais atos necessários à gestão, conforme o Estatuto, o Regimento Interno e demais Regulamentos.

É composta por quatro membros efetivos: o Diretor-presidente, o Diretor de Gestão de Saúde e Rede, o Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com os Clientes e o Diretor Administrativo e Financeiro.

José Orlando Ribeiro Cardoso

Diretor-Presidente

O General José Orlando Cardoso é oriundo da reserva das Forças Armadas, com passagens pelo Comando do Exército, Ministério da Defesa e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Possui formação acadêmica em Administração de Empresas, Doutorado em Ciências Militares e  Mestrado em Operações Militares.

Tomou posse em 14 de janeiro de 2020.

Edivaldo Fortunato Pereira

Diretor de Gestão de Saúde e Rede

Edivaldo Fortunato Pereira tem formação acadêmica em Gestão em Segurança Pública e Administração, com especialização em Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal.

Tomou posse em 14 de janeiro de 2020.

Freibergue Rubem do Nascimento

Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com os Clientes

Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras, administrador de empresas e mestre em Ciências Militares, Freibergue tem larga experiência em gestão pública e relações exteriores. No Brasil, destacou-se no exercício dos seguintes cargos: Secretário Nacional de Segurança Pública Adjunto do Ministério da Justiça, Assessor Especial do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Analista de Inteligência do Comandante do Exército Brasileiro, Subdiretor de Abastecimento do Exército Brasileiro, comandante operacional de organização militar e Coordenador Geral do Ministério da Educação para a implementação de escolas cívico militares no País. No exterior, atuou como observador militar das Nações Unidas em Timor Leste. Na Cidade de Washington-DC, trabalhou como representante diplomático do Exército Brasileiro para os Estados Unidos da América e Canadá. Chefiou o 1º Grupo Técnico do Brasil nos Brics para assuntos de Segurança e Defesa Cibernética na África do Sul e Rússia. Na Suécia, representou o Governo Brasileiro na 1ª Reunião de Cooperação entre o Brasil e a Suécia nos campos de segurança cibernética e de educação de assuntos de defesa para civis. Por último, liderou o 1º Exercício Internacional Humanitário do Brasil na Região da Tríplice Fronteira do Brasil, Peru e Colômbia.

Tomou posse em 3 de novembro de 2021.

Reinaldo Soares de Camargo

Diretor Administrativo e Financeiro

Doutor e Mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília, Reinaldo Soares de Camargo exerceu o cargo de Diretor de Investimentos Substituto da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) e foi um dos responsáveis pela implantação da gestão de riscos da fundação e da Asset Liability Management (ALM), que visa solvência, liquidez e rentabilidade dos planos de benefícios.

Tomou posse em 2 de março de 2020.

Leia mais:

Quer saber um pouco mais sobre as competências e o funcionamento dos Órgão Colegiados da Postal Saúde?

Consulte o Estatuto Social da Operadora.