O Dia Mundial do Dentista, celebrado em 3 de outubro, é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam à saúde bucal e dentária, bem como à conscientização sobre a importância de se manter uma boa higiene nessa região do corpo humano.

A saúde bucal é essencial para o bem-estar dos indivíduos e um fator importante na saúde geral da população, pois a identificação e a prevenção podem contribuir para o diagnóstico e o tratamento precoce de outras doenças sistémicas. Por exemplo: lesões observadas na boca podem ser um sinal de alerta de carências vitamínicas, falta de minerais ou deficiências nutricionais.

Isso significa dizer que os sintomas de saúde e de doença se refletem na boca. Além disso, dentes saudáveis permitem que uma pessoa fale e coma corretamente e também ajudam na estética do sorriso, aumentando nossa autoestima.

5 motivos para homenagear os dentistas

1.Atuam no tratamento e na prevenção das doenças da boca: Além de tratar os problemas dentários, os dentistas cuidam da prevenção. Por meio de exames regulares, limpezas e orientações sobre higiene bucal, eles ajudam a evitar que problemas como cáries e doenças gengivais se desenvolvam, economizando tempo, dinheiro e desconforto no futuro.

2.Promovem a saúde como um todo: A saúde bucal está intrinsecamente ligada à saúde em geral. Os dentistas podem identificar sinais precoces de condições médicas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer oral. Ao detectar esses problemas precocemente, eles podem encaminhar os pacientes para tratamento adequado, potencialmente salvando vidas.

3.Restauram e reabilitam a função dos dentes: Quando enfrentamos problemas dentários, como cáries ou perda de dentes, os dentistas são os profissionais que nos ajudam a restaurar nossos sorrisos. Eles utilizam técnicas avançadas e materiais de alta qualidade para devolver a função e a estética aos nossos dentes, melhorando nossa qualidade de vida.

4.Aliviam a dor e o desconforto na região da boca: Dor e o desconforto na boca: Ninguém gosta de sentir dor ou desconforto na boca. Os dentistas são especialistas em aliviar a dor oral, seja por meio de tratamentos odontológicos, extrações ou cirurgias. Eles garantem que possamos comer, falar e sorrir sem desconforto.

5.Educam e orientam sobre importância da saúde bucal: Os dentistas educam seus pacientes sobre a importância da saúde bucal, fornecendo orientações sobre escovação, o uso do fio dental e a escolha de uma dieta saudável para os dentes, por exemplo. Essa educação é fundamental para manter a saúde bucal ao longo da vida.

Veja agora os problemas odontológicos mais comuns

– Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).

– Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.

– Mau hálito: tem várias causas, entre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins. A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células descamadas que começam a fermentar, formando uma placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta, a chamada saburra lingual, essa, sem dúvida, é a principal causa do mau hálito.

– Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

– Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.

– Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

 

A prevenção da saúde bucal deve começar na infância

Dicas para garantir uma boa saúde bucal

– Escolher a escova correta, com cerdas macias;

– Escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição;

– Escovar os dentes antes de dormir;

– Trocar a escova de dentes a cada três meses;

– Eliminar a placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;

– Limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;

– Ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;

– Utilizar adequadamente o flúor, com cremes dentais fluorados;

– Evitar o uso de próteses mal ajustadas;

– Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;

– Ir ao dentista regularmente.

Programa Brasil Sorridente 

No dia 8 de maio deste ano, o presidente Lula  sancionou,  em Brasília, a lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal (também conhecida como Brasil Sorridente) na Lei Orgânica da Saúde. Com isso, o acesso a atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna obrigatório e a saúde bucal passa a ser um direito de todos os brasileiros, garantido por lei. “O Brasil Sorridente é uma coisa extraordinária porque recupera não o sorriso, mas a dignidade do ser humano, o orgulho do ser humano”, disse o presidente.

Rede credenciada odontológica da Postal Saúde  

A Postal Saúde oferece uma ampla rede de profissionais credenciados em todo o território nacional, qualificados para fornecer atendimento odontológico de excelência. Se você ainda não realizou uma consulta odontológica preventiva, o dentista para fazer sua prevenção, não perca mais tempo! Aproveite o seu plano de saúde para cuidar dos dentes e manter a sua saúde bucal em

 Clique no link para encontrar um prestador credenciado mais próximo de sua localidade 

A data mundial 

A data comemorativa mundial  surgiu por causa da criação, no dia 3 de outubro de 1840, do primeiro curso de formação para odontólogos: a Baltimore College of Dental Surgery, nos Estados Unidos.

No Brasil 

No Brasil, o Dia do Dentista, conhecido também como Dia Nacional da Saúde Bucal,  é comemorado em 25 de outubro, como forma de homenagear a criação dos primeiros cursos nacionais de odontologia nessa mesma data, mas no ano de 1884.


Fontes:

Ministério da Saúde, Agência Senado e Agência Brasil