página principal > Dicas da Postal Saúde

7 coisas que você não pode dizer a quem tem depressão

Saber ouvir a pessoa deprimida, sem julgamentos, é muito importante nesse momento

8 de setembro de 2022 - Atualizado em 8 de setembro de 2022

As neurociências entendem a depressão como uma desordem do funcionamento cerebral que afeta e compromete o funcionamento normal do organismo, com reflexos ou consequências na vida pessoal em seus aspectos emocionais ou psicológicos, familiares e sociais.

Por isso, precisamos aprender a conversar com a pessoa que sofre de depressão. Confira 7 frases que você não pode falar nessa situação:

1. “Por que você não faz alguma coisa para superar isso?”

Quem tem depressão sente uma diminuição de sua energia física e psíquica. Portanto, não podemos cobrar que ela tenha a mesa vitalidade de uma pessoa sem esse problema.

No primeiro momento, a vontade que temos é de dizer para a pessoa sair desse baixo astral, levantar-se da cama, fazer algo para melhorar, como sair, viajar, tentar divertir-se.

Este impulso é compreensível, mas uma pessoa deprimida pode sentir ainda mais desespero quando ouve isso. O deprimido, mais do que qualquer coisa, quer “acabar com este estado”, mas não consegue. Seu nível de energia e sua autoconfiança estão inoperantes.  Muitas vezes não têm ânimo nem para sair do quarto ou tomar banho. Se a depressão for em um nível mais grave, seu estado de humor, seus pensamentos e comportamentos ficam fora de controle.

2.”Por que você não busca simplesmente ser feliz?”

A depressão faz com que a mente distorça a visão de mundo, enxergando-o sempre pelas lentes da negatividade e tristeza. Falar a essas pessoas sobre felicidade pode ser mais desanimador e desesperador ainda.  Não há nenhuma solução rápida, e insistir ou esperar uma “mudança” poderá reforçar sentimentos de desesperança e, inclusive, de autoataque.

3.”Fique longe de terapia e medicamentos”

As pessoas estão sempre com medo de pedir ajuda por causa do estigma que a doença mental traz. Elas podem ter medo ou vergonha de se expor, além do fato de que em nossa cultura  somente quem produz muito é valorizado.

Os medicamentos também assustam, devido a preconceitos e a histórias de dependência, efeitos secundários e o medo geral de alterar a psique ou “perder” a si mesmo.

No entanto, a ciência mostra que o uso criterioso e adequado das medicações antidepressivas traz muitos benefícios. Sabe-se que até 80% das pessoas com depressão mostram melhora significativa com o uso de medicamentos combinados com psicoterapia.

Além disso, exercício físico, estilo de vida saudável e dieta equilibrada podem ajudar na recuperação. No entanto, às vezes, isso não é suficiente.

4.”Você não está tão ruim assim, veja outras pessoas…”

A depressão, em casos graves, pode ser acompanhada de pensamentos que podem se tornar psicóticos ou delirantes. Todos já presenciamos celebridades ricas e amadas, que pareciam ter tudo, cometerem suicídio. E isso não significa que elas sejam ingratas ou egoístas

5.”Você deveria parar de ser tão negativo”

A pessoa deprimida se sente muito só, e as críticas ao seu estado depressivo agravam o seu isolamento. Ser solidário e não julgar a pessoa deprimida é muito mais útil para a recuperação dela.

A depressão pode parecer o lugar mais solitário do mundo para o indivíduo afligido. Portanto, a  melhor maneira de ajudar é dar apoio incondicional, a garantia de que sua condição é uma doença que pode ser tratada, e direcioná-lo para os recursos apropriados. Com isso, você pode fazer uma diferença real para seu amigo ou ente querido que está passando por este momento.

6. “É culpa sua”

Todos emitimos julgamentos todo o tempo, e estes julgamentos não raro são falhos, baseados nos juízos de valores pessoais, em falta de informações e de conhecimento. Desde os tempos primitivos o ser humano foi influenciado a relacionar depressão a transgressão (pecado).

A depressão seria um castigo pelo homem ter infringido alguma lei dos “deuses”. Esta associação entre depressão, pecado e culpa é mais intensa nas civilizações sob influência judaico-cristã.

Ainda atualmente vemos pessoas relacionando o estado depressivo ao pecado e, portanto, à culpa. Tal atitude tem consequências dramáticas, pois piora ainda mais o estado depressivo do doente, acentua ainda mais seu estado de autocobrança e baixa autoestima.

7.”Você vai se sentir melhor amanhã”

A depressão não é uma doença que melhora da noite para o dia. Criar essa falsa expectativa desanima mais ainda quem está deprimido. Só realmente quem já viveu um episódio depressivo sabe o quão profunda é a dor, o sofrimento e a falta de esperança na melhora da doença.

Com uma abordagem médica adequada, que identifique as causas da depressão, é possível traçar um atendimento terapêutico para vencer o estado depressivo, mas dentro de um determinado período de tempo, não da noite para o dia. Com o tempo, o deprimido começará a ver luz no final do túnel sombrio da depressão.


Fonte: Site Minha Vida
Foto: Dreamstime