Dia Nacional de Combate ao Fumo: proteção à saúde do usuário e de seu meio de convívio

O tabagismo é um grave problema de saúde em nível global. Para ampliar a discussão sobre o tema, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) promove, todos os anos, uma campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, com o objetivo de dar maior visibilidade e conscientizar a sociedade. O tema deste ano é “Cuidado Integral no Controle do Tabagismo”, com foco na prevenção, no tratamento farmacológico e no apoio às pessoas que desejam deixar de fumar.
 
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que, entre os anos de 2023 e 2024, houve um aumento de 25% no número de fumantes no Brasil, o que acendeu um sinal de alerta para o reforço das ações de cuidado e conscientização, especialmente entre os jovens.
 
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou, em junho deste ano, que um em cada nove adolescentes utiliza cigarros eletrônicos. Foram ouvidos cerca de 16 mil jovens a partir dos 14 anos de idade, em todas as regiões do país. Estudos apontam que a inalação de nicotina e outras substâncias tóxicas pode ser até três vezes maior nesses dispositivos do que em cigarros comuns, o que eleva o risco de dependência precoce e de danos pulmonares.
 
Anualmente, mais de 174 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco, sendo 55 mil por câncer. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por 8 milhões de mortes anuais, das quais cerca de 1,3 milhão correspondem a fumantes passivos, ou seja, pessoas que não fumam, mas convivem em ambientes onde há fumaça de cigarro.
 
O tabaco contém mais de 7 mil compostos químicos, sendo 69 comprovadamente cancerígenos. Além de câncer de pulmão, o fumo está associado a doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas e complicações na gestação.
 
Entre os inúmeros benefícios ao interromper o uso do tabaco, destacam-se a melhora da pressão arterial, da respiração, do olfato e paladar, bem como o aumento da disposição física. Estudos indicam que, apenas 20 minutos após parar de fumar, a pressão arterial começa a se normalizar, e em um ano, o risco de infarto já pode ser reduzido pela metade.
 
A Postal Saúde é apoiadora da causa e incentiva o fim do uso do tabaco. Cuide da sua saúde! Acesse o site da operadora e conheça os serviços de saúde disponíveis para cuidar de você. Sua vida é a nossa razão de existir!

Categories:

Tags: