Dia Mundial da Prematuridade: cuidando hoje para garantir um futuro saudável no amanhã

O dia 17 de novembro ganhou destaque desde 2008, quando a European Foundation for the Care of Newborn Infants (EFCNI), em parceria com outras organizações europeias, instituíram a data como o Dia Mundial da Prematuridade. A causa mobiliza mais de 100 países que, abraçados a um só objetivo, desenvolvem atividades e eventos para abertura do diálogo sobre partos prematuros e a saúde materna e neonatal.  

Este ano, o tema da campanha global é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”, definido pela ONG Prematuridade.com em conjunto com a Fundação Global para o Cuidado do Recém-nascido (GFCNI) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A discussão em torno da temática é para chamar atenção à importância da oferta de um cuidado humanizado, qualificado e contínuo para os bebês prematuros, desde as primeiras horas após o nascimento e a internação na UTI neonatal, até os primeiros anos de vida da criança. A campanha é representada pela cor roxa, que simboliza a sensibilidade e as características únicas que os bebês prematuros carregam. 

É considerado prematuro o bebê que nasce antes de 37 semanas de gestação (o ideal é o nascimento entre 37 e 42 semanas). Em todo o mundo, um em cada 10 bebês nasce prematuro e as causas da prematuridade envolvem questões multifatoriais. Em alguns casos, os fatores de risco podem ser reversíveis, já em outros, não. 

Entre as causas que contam para explicar o nascimento prematuro estão o histórico de uma mãe que teve outra gestação prematura, gravidez múltipla – quando mais de um bebê está suscetível ao parto prematuro – infecções e condições crônicas, complicações durante a gestação, fatores genéticos e até etnia (o maior índice de partos prematuros ocorre em mulheres negras)
 
Os casos que podem ter suas causas alteradas incluem mudanças no estilo de vida, acesso a assistência médica, ambientes que deixam o bebê vulnerável a doenças, idade da gestante, uso de drogas e bebidas alcoólicas, entre outros.  
 
Para prevenir a prematuridade é recomendado que, desde o início, a gestação receba toda atenção necessária, com acompanhamento pré-natal. Ele tem a finalidade de assegurar um parto seguro e saudável, integrando cuidados com a saúde mental da mulher e atividades de conscientização e prevenção durante a gravidez.  
 
A Postal Saúde destaca a data como gesto de apoio à causa e reafirma o seu compromisso com o nascimento e crescimento saudável das crianças, por meio de um serviço de assistência médica qualificada.  
 
Fonte: Ministério da Saúde, Prematuridade.com e GFCNI.  

Categories:

Tags: