Atenção redobrada com a saúde infantil

Toda criança e adolescente tem direito a uma vida com qualidade, o que envolve acesso à educação, convivência saudável, segurança e lazer. Por isso, pais e responsáveis devem estar atentos à rotina e aos sinais que indiquem qualquer alteração na saúde dos pequenos. 
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, entre 2023 e 2025, ocorram cerca de 7.930 novos casos de câncer infanto-juvenil por ano no país. As ações de prevenção envolvem campanhas educativas, debates sobre políticas públicas, iniciativas da sociedade civil, além de estudos e pesquisas que contribuem para o avanço dos tratamentos e para o apoio às crianças e suas famílias.
 
Entre os tumores mais frequentes na infância estão as leucemias, os linfomas e os tumores do sistema nervoso central. A maior parte dos casos apresenta respostas eficazes ao tratamento, principalmente com o uso de quimioterapia. Com os avanços da ciência e novos protocolos terapêuticos, as chances de cura do câncer pediátrico no Brasil já chegam a 80%, aumentando significativamente a taxa de sobrevida de crianças e adolescentes. 

Sintomas mais comuns 
  
• Anemia; 
• Apatia (falta de ânimo para atividades cotidianas); 
• Palidez; 
• Sangramentos; e 
• Hematomas pelo corpo. 

É importante lembrar que os sintomas podem variar de acordo com o tipo de câncer. 

 
Neste domingo, 23 de novembro, no Brasil foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, data instituída por lei em 2008, destinada a ampliar o diálogo e a conscientização sobre a doença entre o público mais jovem. A Postal Saúde destaca com intuito de disseminar as causas e importância da detecção precoce da doença, um dos fatores mais decisivos para o sucesso do tratamento e para a cura. 
 

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência. 
 


Fonte: Ministério da Saúde e EBC.

Categories:

Tags: