A primeira semana de dezembro é marcada por duas datas fundamentais para a promoção da inclusão no Brasil e no mundo: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) e o Dia da Acessibilidade (5 de dezembro). Ambas reforçam compromissos essenciais com a igualdade, o respeito e a eliminação de barreiras que ainda limitam a participação plena de milhões de pessoas na sociedade.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo promover a conscientização sobre os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência, além de estimular debates e políticas públicas voltadas à inclusão. A data destaca a importância do acesso à saúde, educação, trabalho, cultura, mobilidade urbana e tecnologias assistivas.
Dois dias depois, o Brasil celebra o Dia da Acessibilidade, criado para chamar atenção à necessidade de eliminar obstáculos físicos, comunicacionais, digitais e atitudinais. A acessibilidade é um direito previsto em lei e um fator essencial para a autonomia e a participação social não só das pessoas com deficiência, mas de todos que, em algum momento da vida, podem enfrentar limitações temporárias ou permanentes.
Ambas as datas reforçam um compromisso contínuo com a oferta de serviços de saúde acessíveis, humanizados e inclusivos. A operadora investe em informações claras, canais de atendimento acessíveis, ambientes acolhedores e orientações que contribuam para o cuidado integral dos beneficiários com deficiência.
A instituição também destaca que a acessibilidade é um processo permanente. Envolve desde adaptações estruturais até a mudança de atitudes promovendo empatia, respeito e compreensão sobre as diversas formas de existir.
Ao lembrar essas duas datas, a Postal Saúde reafirma sua missão: garantir que todos os beneficiários tenham acesso pleno aos serviços de saúde, com dignidade, segurança e igualdade, fortalecendo uma cultura inclusiva em toda a sociedade.
Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.