O cuidado com a saúde mental tem se tornado um tema cada vez mais relevante diante das mudanças na rotina e do surgimento de novas tecnologias ao longo dos anos. Para quem busca mais qualidade de vida, priorizar o bem-estar emocional passou a fazer parte da lista de principais objetivos no dia a dia.
Atualmente, um dos maiores vilões da saúde emocional e psicológica são as telas, especialmente o uso excessivo das redes sociais. Segundo dados da Demand Sage, mensalmente o número de reproduções de reels ultrapassa 2 bilhões, e mais de 200 bilhões de visualizações são registradas diariamente no Instagram e no Facebook.
Esses formatos de vídeo, produzidos com curta duração, reduzem significativamente o tempo de concentração e foco do usuário. Com o uso frequente, o cérebro tende a se habituar a estímulos rápidos, dificultando o engajamento em atividades que exigem maior atenção e concentração.
Pesquisadores ligados à Universidade da Califórnia do Sul observaram alterações cerebrais associadas ao uso excessivo de telas, capazes de gerar dependência semelhante à provocada por jogos de azar e substâncias químicas. Além disso, o uso inadequado do celular pode retardar o aprendizado. Um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, em 2015, buscou mensurar o quanto os celulares podem tornar as pessoas mais “preguiçosas” mentalmente, com possíveis impactos ao longo do envelhecimento.
Conexão humana
Cultivar relações familiares e de amizade ajuda a desviar a atenção do consumo exacerbado das redes sociais, fortalecendo a conexão entre as pessoas por meio de conversas olho no olho, longe dos inúmeros estímulos encontrados na internet. Refeições à mesa tornam-se mais prazerosas quando não competem com a atenção do celular e, inclusive, a digestão dos alimentos pode ser beneficiada também.
A grama do vizinho
Uma das causas do crescimento dos índices de ansiedade e depressão no mundo está relacionada à constante comparação com o que é exibido nas redes sociais. Cenários cuidadosamente produzidos para parecerem mais belos e exuberantes, além de vidas aparentemente perfeitas, elevam o nível de comparação e fazem com que muitas pessoas passem a enxergar a própria vida como entediante.
Outro fator de risco presente nas redes sociais é a disseminação de fake news e comentários maldosos em fotos ou vídeos. Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com críticas e acabam absorvendo discursos negativos, desenvolvendo sentimentos de inferioridade.
Menos telas, por favor
Para evitar que os dias passem sem que você perceba, enquanto a vista da janela é substituída por um olhar constante para a tela do celular, proponha-se a realizar um “detox digital” em 2026. Desconecte-se, contemple a natureza e reserve tempo de qualidade para o lazer com familiares e amigos. Estabeleça uma rotina saudável que inclua boa alimentação, prática de atividade física e equilíbrio nas demandas de trabalho. Faça pausas antes que o seu corpo precise pedir por elas.
Conte com a Postal Saúde
A Postal Saúde possui serviços de Atenção Primária à Saúde que inclui acompanhamento terapêutico, por meio das Clínicas Postal Saúde. Clique aqui para conhecer e marque já a sua consulta. Lembrando que os atendimentos disponibilizados nas clínicas da operadora são isentos de coparticipação. Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.