No Dia Internacional da Medicina Integrativa, celebrado em 23 de janeiro, a Postal Saúde apresenta como surgiu essa modalidade de cuidado em saúde. Seu principal diferencial está na participação ativa do próprio paciente na prevenção e no tratamento de doenças, promovendo um olhar mais amplo e humanizado sobre o processo de cuidar.
Era uma vez…
Tudo começou no final dos anos 1990, quando o cenário da saúde impulsionou a criação de um modelo de cuidado que integrasse não apenas os aspectos biológicos do indivíduo, mas também fatores pessoais, emocionais, sociais e ambientais. Essa abordagem passou a considerar o histórico de vida, os hábitos diários, a espiritualidade e o meio em que o paciente está inserido.
Ao reunir todos esses aspectos, a Medicina Integrativa propõe um tratamento mais personalizado e contínuo, no qual o paciente assume um papel ativo em sua jornada de cuidado, sempre em complemento, e não em substituição, à medicina convencional.
Nesse modelo, o foco não está apenas na doença, mas no equilíbrio do corpo e da mente como um todo. As abordagens terapêuticas incluem práticas que promovem bem-estar, qualidade de vida e prevenção, como pilates, sessões de ioga, meditação, técnicas de respiração, entre outras práticas integrativas reconhecidas, que atuam de forma conjunta para fortalecer a saúde física, emocional e mental.
A Medicina Integrativa, portanto, representa uma evolução no cuidado em saúde, unindo ciência, humanização e protagonismo do paciente em busca de uma vida mais saudável e equilibrada.
O diretor de Operações de Saúde da Postal Saúde, Thiago Isola Braga, destaca o papel da medicina integrativa para os pacientes.
“O conceito de saúde integrativa parece novidade, mas na realidade é o resgate da união de abordagens da medicina tradicional ocidental com práticas milenares consideradas alternativas, mas com forte evidência científica. O foco é entregar, de maneira resolutiva, individualizada e sustentável, uma jornada para o paciente, que traga para ele o valor esperado”, explicou Braga.
Postal Saúde e a saúde integrativa
Em setembro de 2024, a Postal Saúde promoveu o 1º Seminário Internacional de Saúde Humanizada. O evento abriu espaço para diálogos aprofundados sobre o modelo de saúde integrativa, com a participação de dois especialistas renomados Dr. Robert Janett e Dr. Rushika Fernandopulle. Atualmente, a Operadora conta com três clínicas que oferecem serviços voltados à prevenção de doenças e reúne uma equipe de mais de 30 profissionais. Acesse aqui para conhecer! Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.