Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil: uma atenção para diagnóstico precoce

No próximo domingo, 15 de fevereiro, é comemorado o “Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil”, a doença que mais afeta crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos, em todo o mundo. A data reforça a importância da conscientização sobre a doença, acesso ao tratamento, criação de políticas públicas preventivas e ampla informação sobre o diagnóstico precoce.

Diferente de outras doenças, o câncer infantojuvenil não é ocasionado pelos mesmos fatores que acarretam a doença entre os adultos, como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e alimentação desregrada. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estimativa que os casos cheguem a 30 mil por ano, entre homens e mulheres com menos de 19 anos de idade.


Infelizmente, para países mais pobres ou de classe média, as chances de cura chegam a 20%, enquanto em países desenvolvidos, de renda alta, esse índice aumenta para 80%. A OPAS afirma como tem sido o movimento de solução para atender o crescente número de caso de câncer infantojuvenil ao redor do globo.

Num esforço para fortalecer a resposta do sistema de saúde ao câncer infantil, a Organização Pan-Americana da Saúde, juntamente com o St. Jude Children’s Research Hospital, está colaborando com o Ministérios da Saúde, oncologistas pediátricos e fundações para desenvolver Planos Nacionais de Câncer Infantil, no âmbito da Iniciativa Global para o Câncer Infantil (GICC) da Organização Mundial da Saúde”, sublinhou a OPAS.

A meta da Iniciativa Global para o Câncer Infantil é de aumentar o índice de sobrevivência das crianças diagnosticadas em pelo menos 60% até 2030.

Atenção para os sintomas

Pais e responsáveis devem manter o olhar atento para o dia a dia das crianças, os principais sintomas são: dores de cabeça, vômitos, dores ou inchaços nas pernas, surgimento de manchas roxas pelo corpo, fraqueza persistente, inchaço na barriga, perda de peso, aumento dos linfonodos e quadro persistente de febre e sudorese.

Saiba mais!

Clique aqui e acesse o guia elaborado pela OPAS que orienta como diagnosticar precocemente o câncer em crianças e adolescentes. O quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de cura.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.

*Este conteúdo faz parte do calendário de promoção e prevenção de saúde da Operadora.

Categories:

Tags: