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A importância da hidratação para a saúde e os cuidados durante os climas quente e seco

Aproximadamente 75% da massa magra e 40% da gordura do nosso corpo são compostos por água

22 de julho de 2021 - Atualizado em 22 de julho de 2021

Nosso corpo é composto por grandes partes de água. Aproximadamente 75% da massa magra e 40% da gordura são compostos por água. Por isso é tão importante ingerir água para manter o corpo hidratado. O cuidados devem ser redobrados em tempos de clima quente e seco.  Saiba por quê.

Nosso organismo usa a água para funções como:

  • auxiliar nas reações químicas que produzem energia para as células;
  • lubrificar nossa boca, a garganta e todas as demais partes do sistema respiratório;
  • produzir saliva e secreções para ajudar na condução e digestão dos alimentos;
  • manter a temperatura do nosso corpo estável;
  • permitir a circulação adequada do sangue.

Essa são apenas algumas das centenas de funções da água no organismo.

Cuidados redobrados durante os climas quente e seco 

Nosso corpo precisa manter uma temperatura estável, que deve ficar por volta de 35,5 a 37,5°C medidos nas axilas. Caso contrário, várias reações importantes começam a falhar. Quando atingimos temperaturas acima de 39º a 40º, ocorre, inclusive, risco significativo de morte devido à hipertermia – esse é o nome que os médicos dão para temperaturas corporais elevadas.

Quando o calor chega com os termômetros acima de 30ºC, nosso organismo tem dificuldade em manter a faixa de temperatura saudável. Então, usa mecanismos para se resfriar, como o suor. Com isso, ele libera muito mais água do que o normal e a desidratação pode ocorrer com mais facilidade.

E quando o tempo está seco, é como se o ar roubasse a umidade do corpo de forma que ele se resseque mais rapidamente. Por esse motivo, beber água é muito importante para repor a hidratação perdida.

 

Confira  algumas dicas para manter o corpo hidratado:

  • Beba água: pode parecer “chover no molhado”, mas muitas vezes simplesmente não bebemos água. Procure ingerir por volta de 2 litros por dia. Para facilitar tenha sempre uma garrafinha por perto.
  • Consuma alimentos ricos em água como frutas e verduras. Esses alimentos, além de água, contêm sais minerais e nutrientes importantes. A melancia, por exemplo, é diurética e composta por 90% de água. O pepino também contém muita água e ajuda no controle da temperatura corporal.
  • Diminua o sal em suas refeições: o sal retém líquidos e pode desidratar as células, além de causar inchaço.
  • Dê atenção aos ajudantes da hidratação, como sucos, chás, café, leite e sopas.  A água de coco também é uma opção refrescante e hidratante.

O importante é tomar consciência de que esses cuidados irão manter seu corpo hidratado, contribuindo para a sua saúde e o seu  bem-estar.


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fontes: Rede d’Or e Blog da Saúde MG
Fotos: Dreamstime