A pneumonia está entre as doenças que mais afetam crianças e idosos. Saiba como prevenir!

A Postal Saúde destaca o Dia Mundial da Pneumonia, lembrado em 12 de novembro, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença. Os grupos mais afetados são crianças de até cinco anos e idosos acima de 65 anos.

Reforçando o compromisso com o cuidado à saúde, a Operadora chama atenção para as causas, sintomas, formas de tratamento e de prevenção da pneumonia. Informar-se também é um ato preventivo e essencial para melhorar a qualidade de vida.

Conceito e sintomas

A pneumonia é uma infecção aguda e transmissível que acomete os pulmões e pode afetar outros órgãos. É causada por vírus, bactérias, fungos ou pelo contato com substâncias tóxicas. Entre os principais sintomas estão tosse, febre, falta de ar e desconforto respiratório.

A transmissão ocorre por meio de saliva, secreções respiratórias, transfusões de sangue ou com maior frequência durante o inverno, quando as variações de temperatura tornam as vias respiratórias mais suscetíveis para ação de microrganismos causadores da doença. Existem quatro tipos principais de pneumonia: bacteriana, viral, fúngica e hospitalar (contraída em hospitais).

Formas de tratamento

O tratamento é realizado com antibióticos e outros medicamentos, prescritos pelo médico conforme o diagnóstico de cada paciente. A eficácia é maior quando o tratamento é iniciado ainda nos estágios iniciais da doença, o que aumenta as chances de cura e reduz o risco de complicações graves. Casos não tratados adequadamente o paciente pode vir ao óbito.

Prevenção

A prevenção da pneumonia se dá por meio de hábitos de higiene e cuidados contínuos com a saúde, tais como:
• Lavar as mãos regularmente;
• Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool; e
• Manter a vacinação em dia, especialmente as vacinas contra a gripe e a pneumocócica.

O público prioritário para a vacinação inclui: idosos (60+), crianças pequenas, gestantes, profissionais de saúde, cuidadores de idosos, pessoas com doenças crônicas ou imunológicas, fumantes, pacientes asmáticos, além das populações indígena e carcerária.

 
Postal Saúde. Sua vida, nossa existência. 

Categories:

Tags: