página principal > Dicas da Postal Saúde

Cansaço em excesso: sintoma pode denunciar problemas de saúde

Quando a fadiga for persistente, é importante buscar ajuda médica

1 de setembro de 2023 - Atualizado em 5 de setembro de 2023

O cansaço é um reflexo natural de rotinas muito agitadas e tende a desaparecer após um período de descanso. No entanto, se a fadiga persiste e aparece de forma excessiva, pode ser um alerta de que algo não vai bem com a sua saúde.

Distúrbios hormonais, ausência de vitaminas e condições psicológicas são algumas das condições que podem ser denunciadas com o cansaço excessivo. Entenda!

Anemia

De acordo com Yago Fernandes, endocrinologista do Instituto Nutrindo Ideais, a anemia, em especial a anemia ferropriva, provocada pela deficiência de ferro no sangue, pode provocar a sensação de cansaço. Outros sintomas que podem se manifestar são desânimo, tontura e falta de apetite.

Distúrbios hormonais

Alterações hormonais podem provocar episódios de cansaço em excesso, é o caso do hipotireoidismo. A doença ocorre quando a tireoide, glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, não produz hormônios suficientes.

A diminuição na produção de cortisol, hormônio responsável por regular diferentes funções vitais, também é refletida em cansaço e fraqueza muscular. “O cortisol é o hormônio responsável por nos acordar e encarar o dia. Se ele permanece baixo não temos disposição. Permanecemos cansados e fatigados o dia inteiro”, conta o profissional. Da mesma forma, alterações na produção de testosterona, principal hormônio masculino, resultam em perda de energia e cansaço.

Carência de nutrientes e vitaminas

Uma alimentação carente de nutrientes essenciais pode resultar em um quadro de fadiga. É o caso de “pessoas que fazem dietas malucas sem o acompanhamento de um profissional”, exemplifica Yago. A falta de vitaminas importantes, como vitamina B12 e vitamina D, clinicamente chamada de hipovitaminose, também se manifesta com o cansaço excessivo.

Ansiedade

Quem é ansioso sabe que relaxar muitas vezes pode ser uma tarefa complicada. A ansiedade pode impedir que o corpo descanse por completo durante uma noite de sono, fazendo com que a pessoa já acorde se sentindo cansada, fisicamente e mentalmente.

Diabetes

Em quadros de diabetes a glicose no sangue não consegue chegar em todas as células, provocando o sintoma de cansaço. Nesses casos, o sono em excesso também pode se manifestar.

Investigue a causa do cansaço

O cansaço em excesso não é um sintoma normal, por isso, é importante buscar ajuda médica. “É necessário entender o motivo desse cansaço. Existe uma causa na rotina desse paciente que originaria essa sensação? Se não, vamos investigar. Imediatamente devem ser feitos exames”, orienta Fernandes. Alguns dos testes que podem ser solicitados são: ht4, cortisol,  hemograma completo, ferro, ferritina, vitamina B12 , vitamina D , hormônios sexuais; glicose de jejum,  hemoglobina glicada.


Fonte: Site Minha Vida

Foto: Banco de imagens 123rf