Você sabe a diferença entre atendimento de urgência e emergência? No contexto de um plano de saúde, as palavras “urgência” e “emergência” são frequentemente usadas para descrever diferentes níveis de cuidados médicos necessários. Embora ambos os termos envolvam situações de saúde que requerem atenção imediata, eles têm significados distintos. Confira a seguir:

Atendimento de urgência

A urgência refere-se a uma situação que requer atenção imediata, mas não apresenta risco médico imediato à vida ou aos membros do paciente. Geralmente, as urgências são casos de menor gravidade, como febre alta, dores leves, pequenos cortes ou entorses. O atendimento de urgência pode ser realizado em uma unidade de pronto atendimento (UPA), clínica ou emergência médica. Embora seja necessário atendimento rápido, os casos de urgência geralmente não envolvem risco imediato à vida.

Atendimento de emergência

A emergência refere-se a uma situação médica que apresenta risco imediato à vida ou às partes do corpo do paciente e requer atendimento médico imediato. São casos mais graves e potencialmente fatais, como ataques cardíacos, acidentes graves, hemorragias intensas, fraturas expostas, convulsões prolongadas, entre outros. O atendimento de emergência é realizado em hospitais que possuem serviços de pronto-socorro e suporte de especialistas em diversas áreas médicas.

Os casos de emergência geralmente necessitam de hospitalização, cirurgias, exames diagnósticos complexos e outros procedimentos intensivos.


Gostou da dica? Continue seguindo a série “Conheça Seu Plano”. É a Postal Saúde levando informação para você usar de forma inteligente o seu plano de saúde.


Central de Atendimento ao Beneficiário

Na Postal Saúde você pode a qualquer momento, e onde quer que esteja, entrar em contato com a Central de Atendimento ao Beneficiário, pelo 0800 888 8116. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. Estamos de braços abertos para recebê-lo!

Categories:

Tags: