“Derrotar a meningite até 2030” é o lema da campanha mundial de meningite definido pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o tema da campanha mundial de meningite como “Derrotar a meningite até 2030”. A ação tem a finalidade de promover a conscientização sobre os casos da doença.  No próximo dia 5 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Meningite. 
 
Em 2024, a Confederation of Meningitis Organisations (CoMO) registrou o maior número de participantes dos Estados-membros da OMS apoiando e se unindo à campanha. Ao todo, 135 países promoveram ações no Dia Mundial da Meningite, 381 edifícios ao redor do mundo foram iluminados em prol da causa e 1,7 bilhão de pessoas foram alcançadas pelas iniciativas, com informações relevantes sobre sintomas, tratamento e histórias inspiradoras de pacientes curados.
 
Conceito, sintomas e tratamento
 
A meningite é caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. No Brasil, é considerada uma doença endêmica e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.
 
Pode ser classificada como:
 
      • Meningite viral: apresenta um quadro mais leve da doença, com sintomas semelhantes aos da gripe e do resfriado, como febre, dor de cabeça, leve rigidez na nuca, falta de apetite e irritação. Afeta especialmente crianças de seis meses a um ano de idade, que ainda não desenvolveram anticorpos. Por ser causada por vírus, não há tratamento específico; a abordagem é sintomática, com uso de medicamentos para aliviar os sintomas.
 
      • Meningite bacteriana: apresenta um quadro mais grave e exige tratamento imediato. A sua transmissão se dá pelas vias respiratórias ou surgimento de infecções nos ouvidos, além destes sintomas, as meningites bacterianas causam febre alta, mal-estar, vômitos, fortes dores de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. O tratamento da doença é feito com antibióticos aplicados diretamente na veia e de forma imediata, para evitar complicações e sequelas.
 
Já a meningite provocada por fungos ou bacilos, exigem um tratamento mais intenso e prolongado, com uso de antibióticos e quimioterápicos via oral ou endovenosa. Até junho de 2025 o país registrava 4.406 casos de meningite, 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras doenças relacionadas ou variantes.
 
Adiar ou ignorar os sintomas da meningite pode ocasionar complicações irreparáveis como perda de audição, o comprometimento de órgãos, lesão no cérebro, complicações no desenvolvimento da aprendizagem e perda de membros do corpo. Em casos mais severos, o paciente pode vir a óbito em apenas 24h.
 
Para prevenir da meningite são necessárias algumas práticas simples do dia a dia, porém capazes de fazer total diferença na qualidade de vida:
 
           • Manter os ambientes ventilados;
          • Não compartilhar objetos pessoais;
          • Higienizar as mãos frequentemente, especialmente antes das refeições;
          • Evitar locais muito aglomerados;
          • Manter o caderno de vacinação atualizado (vacinas Meningo C, Pneumo 10, Pentavalente e BCG).
 
Cuide bem da sua saúde, não perca as oportunidades de marcar suas consultas regulares e de adotar hábitos de vida cada vez mais saudáveis. Conheça os serviços disponibilizados pela Postal Saúde, acessando o site e acompanhando nossas redes sociais.
 
 
Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.
 
 
Fonte: Ministério da Saúde, Confederation of Meningitis Organisations e OMS.

Categories:

Tags: