Dezembro Vermelho: cuidado e prevenção para uma vida muito mais saudável

O mês de dezembro marca a campanha de prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), denominada Dezembro Vermelho. A iniciativa já foi instituída no Brasil e tem como objetivo oferecer suporte, acolhimento e dar ênfase aos direitos das pessoas diagnosticadas.
 

Em incentivo à causa, a Postal Saúde destaca algumas práticas preventivas presentes no dia a dia, fundamentais para uma vida mais saudável e distante dos riscos de contrair tais doenças. 

Seu corpo, seu lar
 Cuidar e conhecer o próprio corpo é essencial para detectar precocemente qualquer IST e garantir um tratamento eficaz. Mantenha uma boa higienização pessoal, crie o hábito de observar cada parte do seu corpo com atenção, zelo e carinho.
 
Sexo bom é sexo seguro

Em todas as relações sexuais, a recomendação é clara: proteja-se! O uso de camisinha é incentivado justamente por ser um potente aliado na prevenção de doenças transmitidas durante o sexo. Outros métodos anticoncepcionais também são importantes na prevenção e podem oferecer dupla proteção quando utilizados junto com o preservativo. 

Outro fator essencial são as imunizações contra hepatite A, hepatite B e o HPV. Testes detectam a presença ou não de infecções são fundamentais na jornada de cuidado. Além dos exames específicos, é indispensável manter o acompanhamento regular da saúde. Mulheres devem consultar regularmente o ginecologista para avaliar áreas mais propensas a infecções e outras necessidades. Da mesma forma, os homens também devem realizar exames periódicos para acompanhar a saúde da cabeça aos pés. 

Converse com seu(sua) parceiro(a) sobre a realização de exames para HIV e outras ISTs. Essa troca é valiosa, pois fortalece os cuidados e reforça a prevenção. Cuide do seu corpo, cuide de você e viva melhor!
 

Saiba mais

Em 1° de dezembro é lembrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data foi instituída em 1988 pela Organização da Nações Unidas (ONU), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e visa promover conscientização, conteúdos educativos sobre a prevenção da doença, apoio e a quebra da desinformação que circula sobre as causas e tratamento da HIV/Aids, entre outras medidas que atuam nas frentes de cuidado e suporte à campanha.
 
Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.

Categories:

Tags: