


O dia 14 de abril foi instituído como o Dia Mundial da Doença de Chagas, uma infecção transmissível provocada por um protozoário chamado ‘’Trypanosoma cruzi’’. O indivíduo é afetado pela doença através de um inseto, o barbeiro. Os sintomas podem se manifestar de forma crônica ou aguda.
Na fase aguda a doença se caracteriza por dores de cabeça, inchaço nas mãos e nas pernas, fraqueza profunda e febre com mais de sete dias. O local afetado pela picada do barbeiro é lesionado por uma ferida semelhante à de um furúnculo.
Caso a doença evolua, ela se torna crônica. Nestes casos o impacto é na saúde do coração, ocasionando insuficiência cardíaca, além de problemas digestivos como megacólon, uma dilatação do intestino grosso, e a megaesôfago, dilatação do estômago.
Para prevenção da doença de Chagas é preciso considerar as áreas onde é possível encontrar a presença do barbeiro, a exemplo das casas de taipa, sapê, madeira, pau-a-pique, entre outros. É necessário também evitar o contato com pessoas diagnosticadas com a doença, entre outras precauções.
A doença de Chagas é tratada com uso de medicamentos, com análise médica caso a caso para a definição do uso medicamentoso apropriado.
Categories:
Tags:
Área do Credenciado
Site avaliado com 96,14% de acessibilidade segundo o ASES conforme o eMAG
Endereço: St. Hoteleiro Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400