Dia 27 de outubro: Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme

No dia 27 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, uma doença que apresenta o surgimento de hemoglobina anormal nos glóbulos vermelhos do sangue. A data recorda a importância de apoiar e acolher os pacientes diagnosticados e de levar conscientização sobre as causas e efeitos da doença, além da abertura de diálogos que provoquem a ampliação de tratamentos para quem convive com a enfermidade.

Pessoas diagnosticadas com a doença possuem hemácias que passam por alterações, em formato de uma foice ou meia lua, elas tornam-se mais duras, dificultando a passagem pelos vasos sanguíneos, a circulação do sangue e o fornecimento do sangue para os tecidos. Entre as causas destas reações no organismo estão: desidratação, infecções, estresse e mudanças  repentinas de temperatura. Em alguns casos surgem no paciente a icterícia, caracterizadas por uma coloração amarelada da pele e dos olhos e anemia.

A detecção da doença é realizada pelo Teste do Pezinho, exame a ser realizado na primeira semana de vida do bebê. Ele é capaz de identificar a presença da Doença Falciforme ou o Traço Falciforme. Para crianças ou adultos que não realizaram o teste, o diagnóstico é feito através de exame de sangue, chamado Eletroforese de Hemoglobina.  

O tratamento da Doença Falciforme é feito à base da ingestão de muito líquido e por analgésicos, realizada na unidade de saúde ou em casa. A forma mais adequada é estipulada conforme a gravidade do caso. E para prevenção é recomendado tomar as vacinas em dias, o tratamento eficaz e ágil de infecções, manter-se hidratado, evitar exposição às temperaturas muito altas e excesso de peso nas atividades físicas.
 
Todas as formas de prevenção passam pelo autocuidado. Sua saúde vale muito! Aproveite as vantagens do seu plano e marque as suas consultas. Conheça os atendimentos disponíveis nas Clínicas Postal Saúde, isentos de coparticipação. Acesse aqui e saiba mais!

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.

Categories:

Tags: