Dia 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME)  

O dia 8 de agosto marca o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME), a fim de promover conscientização e a inclusão dos pacientes diagnosticados. A AME é uma doença de hereditariedade genética, rara e degenerativa, causada pela falta de produção de proteínas responsáveis pelo funcionamento dos neurônios motores, os quais geram os gestos voluntários vitais do corpo, tais como respirar, engolir e se movimentar.

A Atrofia Muscular Espinhal é classificada como tipo 0, caso em que o paciente recebe o diagnóstico antes de nascer. Há também os tipos 1,2,3 e 4, este aparece na segunda ou terceira década de vida. A forma mais severa e frequente da doença é a tipo 1. Por meio do teste do pezinho ampliado é possível detectar a presença da AME na saúde do indivíduo.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns são: perda do controle e forças musculares, dificuldade ou incapacidade de movimentos e locomoção, complicações para engolir, segurar a cabeça e dificuldades para respirar. Ainda não se tem a cura para a doença, porém existe o tratamento, realizado através de medicamento.

Busque conhecer mais sobre pacientes que lidam com o diagnóstico e seja um apoiador(a) da causa para acolher e compreender a condição da doença.  


Fonte: Ministério da Saúde. 

 

 

Categories:

Tags: