página principal > Dicas da Postal Saúde

Dia do Trabalhador: siga as dicas para ter saúde e segurança no trabalho

Postal Saúde destaca a data com dicas capazes de melhorar a qualidade de vida no ambiente corporativo

30 de abril de 2024 - Atualizado em 30 de abril de 2024

No primeiro dia do mês de maio é comemorado o Dia do Trabalhador. Aproveitando a data, a Postal Saúde destaca algumas dicas para auxiliar todos os trabalhadores a terem uma rotina laboral de qualidade e com mais segurança.

– Para garantir a segurança no ambiente de trabalho, alguns equipamentos de proteção podem ajudar, como o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequados para o seu trabalho;

– Ao levantar objetos pesados, tome o devido cuidado de fazer da maneira correta, dobrando os joelhos e mantendo as costas retas;

– Não hesite em chamar a sua chefia imediata caso você identifique qualquer condição de trabalho que gere insegurança;

– Que tal fazer pausas regulares para alongar e relaxar os músculos? Compensar o esforço físico é muito importante. Caso sua função exija que você passe boa parte do tempo de pé ou por muito tempo sentado, pequenos alongamentos podem ajudar. Outra dica é fazer uso do horário de almoço para isto;

– Se faz uso de tela em sua rotina de trabalho, como computador, é recomendado o posicionamento correto do monitor, ao nível dos olhos, para evitar tensão no pescoço;

– Outro detalhe importante é quanto à postura. Mantenha a coluna reta e pés apoiados no chão para evitar dores nas costas. O uso de equipamentos ergonômicos também é muito útil na prevenção do mal-estar no trabalho.

Saúde mental

No trabalho, também são importantes os cuidados com a saúde mental. Em 28 de março de 2024 entrou em vigor e Lei nº14.831, que criou o Certificado Empresa Promotora de Saúde Mental. Este certificado é válido por dois anos e é entregue pelo Governo Federal às empresas que proponham iniciativas de promoção à saúde mental aos seus colaboradores. Isso mostra o quanto o tema tem sido discutido com maior atenção.

– Portanto, estabeleça limites saudáveis entre vida pessoal e profissional;

– Comunique-se abertamente com colegas e supervisores sobre preocupações e estresse;

– Se possível, faça pequenas pausas ao longo do dia para repor as energias e relaxar;

– Se necessário, procure apoio de um profissional especializado em saúde mental ou programas de assistência ao empregado.

Além de todas essas dicas, vale ressaltar que o reconhecimento de suas realizações profissionais e valorização de sua vida fora trabalho fazem parte de uma vida mais saudável física e mentalmente.

Não faça horas extras excessivamente, enalteça suas habilidades além das que já desempenha em seu trabalho, tenha um tempo para aproveitar os dias de folga e fazer aquilo que gosta e lhe proporcione contentamento.

Postal Saúde. Sua vida nossa existência.