Doença de Huntington

Dia Nacional da Doença de Huntington: avanços e esperança para pacientes

No dia 27 de setembro, é marcado como o Dia Nacional da Doença de Huntington, uma data de conscientização sobre essa condição genética rara que afeta o sistema nervoso central e provoca alterações motoras, cognitivas e emocionais.
 
Além da importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento multidisciplinar, 2025 marca um avanço histórico: pela primeira vez, um estudo clínico mostrou resultados positivos no tratamento da doença. Conduzida pela University College London, em parceria com a empresa uniQure, a pesquisa utilizou a terapia genética AMT-130, aplicada em pacientes em estágio inicial.
 
Os resultados são animadores:
 
                •   O avanço dos sintomas foi reduzido em 75% em três anos.
                •   Houve 60% menos perda de habilidades funcionais do dia a dia.
                •   Pacientes apresentaram melhora em memória e raciocínio.
                •   Exames mostraram menor sinal de morte de células cerebrais.
 
Na prática, isso significa que um avanço esperado para um ano levou quatro anos para acontecer, o que pode representar décadas a mais de qualidade de vida para os pacientes.
 
A Postal Saúde incentiva todos a conhecerem mais sobre a doença, compartilharem conhecimento e valorizarem o acompanhamento médico adequado. Conscientizar é um passo essencial para reduzir o estigma e valorizar os avanços da ciência que trazem esperança para tantas pessoas.
 
Fonte: G1

Categories:

Tags: