Tontura não é uma doença

Tontura não é uma doença, mas é preciso saber a causa

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cérvico-Facial (ABORL-CCF) instituiu o dia 22 de abril como o Dia Nacional da Tontura, com objetivo de alertar a população sobre as razões por trás desse sintoma tão comum.
 
Muitos podem pensar que tontura é uma doença, porém, é um sintoma que indica que algo não vai bem na saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tontura afeta entre 15 e 20% da população global. As causas variam entre vertigem, fraqueza, falta de equilíbrio, sensação de desmaio e incômodos na cabeça.
 
A tontura pode ser um indício de problemas cardiovasculares, neurológicos, metabólicos, hormonais, na coluna cervical ou até mesmo por razões emocionais.
 
Um dos casos mais conhecidos por apresentar este sintoma é a labirintite, uma inflamação no órgão sensorial que identifica os movimentos, chamado de labirinto. A falta de nutrientes no organismo também pode ocasionar reações de tontura.  
 
O Ministério da Saúde lista uma série de cuidados para evitar episódios de tontura na rotina de vida, entre elas: tomar bastante água, evitar o consumo exagerado de doces, enérgicos, cafeínas e alimentos muito salgados, além de fazer a higienização do sono e evitar o uso de bebidas alcoólicas.  
 
Para saber a causa da tontura é necessária uma consulta com o médico especialista, o otorrino. A partir da análise clínica o paciente é orientado a realizar o tratamento mais adequado.   


Curiosidade!  


O Dia Nacional da Tontura foi estabelecido na mesma data de nascimento do cientista austríaco Robert Barany. Ele recebeu o Prêmio Nobel, em 1914, em razão de seus aprofundados estudos sobre a saúde dos ouvidos (otologia). Robert foi considerado o especialista que desbravou e desvendou as causas de tontura, tornando-se, portanto, o criador da especialidade otoneurologia.  
 
 
Continue ligado nas redes sociais da Operadora e acompanhe mais conteúdos de bem-estar e conscientização para a sua saúde!  

Categories:

Tags: