página principal > Dicas da Postal Saúde - 10

Dicas de como usar um hobby para o seu bem-estar

Aprenda a aproveitar seu tempo livre de forma prazerosa sem esquecer da saúde

21 de maio de 2021 - Atualizado em 21 de maio de 2021

 

Manter-se conectado o tempo todo, seja para trabalhar ou estudar, contribui para uma rotina agitada e desgastante, podendo levar ao estresse, gerar ansiedade e outros males à saúde. Pensando nisso, ter um hobby nunca foi tão importante como válvula de escape aos hábitos ruins do dia a dia.

Você sabia que ter um hobby é essencial para manter o bem-estar em dia? Uma atividade prazerosa e sem cobranças é capaz de agir como combustível para a criatividade, gerar novas interações positivas e até estimular a motivação necessária para lidar com as responsabilidades do dia a dia.

Por isso, veja abaixo três dicas de hobbies diferentes que podem contribuir com o seu bem-estar! As informações são do site Minha Vida.

Invista na dança

Dançar é uma das atividades mais completas que existe. Ela aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e, de quebra, ainda queima muitas calorias, o que é essencial para quem quer perder peso, por exemplo.

Somente pela prática do exercício físico em si, a dança já favorece a liberação da endorfina pelo organismo, substância conhecida por proporcionar a sensação de prazer. Além disso, ela é essencialmente uma atividade social, a qual estimula o diálogo e permite a troca de experiências, o que pode ajudar a superar a timidez e aumentar a autoestima.

 

Arrisque-se em um idioma diferente

Por que não aproveitar o tempo livre para aprender um novo idioma sem cobranças? Esse é o momento para tirar do papel aquele plano de aprender uma língua diferente e pouco comum, por exemplo. Com a facilidade da internet nos dias de hoje, é possível aprender um novo idioma de forma online e gratuita, por exemplo.

Aprender uma nova língua nos possibilita conhecer novas pessoas e culturas, potencializar a inteligência e concentração, expandir oportunidades e até exercitar nossa memória com a adição de um novo vocabulário.

Descubra um novo esporte

Praticar um esporte diferente e inovador pode ser uma ótima opção na hora de adquirir um novo hobby: além de praticar um exercício físico, o que é ideal para a manutenção da boa saúde, você ainda pode desenvolver novas habilidades e se superar a cada conquista.

Um exemplo disso é a escalada. O esporte pode ser feito na companhia de outros aventureiros e também ajuda a modelar o corpo, além de trabalhar os músculos de forma equilibrada e completa. A escalada é uma atividade de baixo impacto para as articulações e pode ser feita por qualquer pessoa. O esporte é relativamente simples e fácil de encontrar para praticar, podendo substituir até mesmo a musculação tradicional.

 

Como se dedicar a um hobby?

 

Aqui vão algumas dicas essenciais para colocar um hobby em prática e torná-lo parte do seu dia a dia de forma leve e espontânea:

– Concilie sua agenda: caso decida aprender a surfar, por exemplo, planeje os dias disponíveis para viajar ao litoral para praticar o esporte;

– Respeite suas vontades: para manter um hobby, você precisa realmente se identificar com a atividade e ela precisa ser, acima de tudo, prazerosa;

– Trate seu hobby como um compromisso: aprenda a dividir seu tempo entre atividades profissionais e pessoais para que haja um equilíbrio;

– Experimente sem preocupações: você pode começar dançando, praticando corrida ou até descobrindo um novo gênero de leitura, o importante é não deixar de reservar um tempo para si mesmo pensando no próprio bem-estar.


Fonte: Site Minha Vida