página principal > Dicas da Postal Saúde - 10

Dicas para receber alimentos em casa com segurança

Em tempos de pandemia, é importante tomar alguns cuidados com os produtos entregues pelos serviços de delivery

9 de abril de 2020 - Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

As estratégias de delivery estão sendo uma excelente opção para esse período em que muitas pessoas deverão ficar em casa, evitando aglomerações. É importante, contudo, que todos – produtores, atacadistas, entregadores e o cliente final – sigam as recomendações de saúde para evitar a expansão do coronavírus, seja por meio das pessoas envolvidas no processo de produção ou pelos produtos, embalagens, superfícies, entre outras.

Trazemos aqui algumas dicas do Sebrae sobre os cuidados que devemos ter com os alimentos que chegam em nossa casa em tempos de pandemia.

Prefira alimentos cozidos ou que passaram por outros processos de cozimento

Ao realizar um pedido, prefira alimentos cozidos ou que passaram por outros processos de cocção, pois o risco de contaminação indireta é maior em alimentos crus. No caso de saladas, por exemplo, pode ser mais indicada a aquisição do produto fresco em estabelecimentos especializados, com higienização no lar. Além dos produtos prontos para consumo, refeições congeladas também são uma boa opção.

Antes de receber o produto, higienize as mãos

O consumidor que pediu o delivery deve realizar assepsia das mãos antes de receber o entregador. Faça o recebimento o mais rápido possível, sem deixar o entregador esperando.

Evite contato com as mãos do entregador e com outros materiais

Os entregadores deverão respeitar os direcionamentos recebidos da empresa, então atenção aos cuidados e possíveis orientações que esses profissionais lhe indicarem no momento da entrega. Isso envolve evitar contato com as mãos do entregador e com outros materiais, usando luvas descartáveis, se possível. Após, jogue fora as luvas e a embalagem externa imediatamente e assepsie as mãos antes de tocar na embalagem interna para se servir.

Priorize o pagamento on-line

Priorize pagar on-line no momento do pedido, para evitar contato com as maquininhas e cartão no momento da entrega. Isso reduz também o tempo em que o alimento demora para ser entregue para você e para os próximos clientes, o que contribui para minimizar os riscos de exposição e outros tipos de contaminação. Caso esteja em isolamento, peça para alguém do prédio, vizinho ou familiar fazê-lo para você e deixar à sua porta.

Tome muito cuidado para não contaminar o alimento quando for retirá-lo da embalagem

Lave as mãos com água e sabão neutro antes e depois de retirar os produtos da embalagem, para evitar contaminar o alimento

Antes de consumir, avalie as condições do alimento

Na dúvida sobre a integridade do alimento, contate o fornecedor e solicite orientações. Siga as recomendações do fornecedor para refeições congeladas. No caso de alimentos prontos, se o consumo não for imediato, coloque na geladeira e reaqueça imediatamente antes de consumir. E, caso o consumo seja imediato, mas a comida tenha demorado para chegar e esteja com uma temperatura apenas “morna”, faça o reaquecimento antes de saboreá-la.

Leia também: Solução diluída de água sanitária ajuda no combate ao novo coronavírus

Cuide da sua saúde mental durante o isolamento – Dicas de psicóloga

11 fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo


Fonte: Sebrae: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/dicas-de-seguranca-dos-alimentos-para-delivery-em-meio-ao-covid-19,3818ad41eab21710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Foto: 123 RF