De 23 a 30 de abril de 2025, a Postal Saúde destaca a importância das vacinas na prevenção de doenças e no fortalecimento da saúde coletiva. A campanha unifica a Semana Mundial da Imunização, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e a Semana da Vacinação nas Américas, coordenada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Semana Mundial da Imunização (OMS)
Data: 24 a 30 de abril de 2025
Meta: destacar o papel das vacinas na prevenção de doenças de alto impacto e engajar governos, profissionais de saúde e sociedade civil.
Semana da Vacinação nas Américas (OPAS)
Data: 23 a 30 de abril de 2025
Tema: Sua decisão faz a diferença. Imunização para todos
Objetivo: acelerar a eliminação de mais de 30 doenças transmissíveis e condições relacionadas até 2030, onze das quais são doenças evitáveis por vacinação.
Cobertura Desigual
Em muitas regiões rurais e periferias urbanas, a cobertura vacinal ainda permanece abaixo do ideal, favorecendo o ressurgimento de doenças como poliomielite e sarampo.
Desinformação
Fake news sobre efeitos colaterais ou teorias conspiratórias têm gerado hesitação vacinal. É fundamental investir em conteúdos de esclarecimento, baseados em evidências científicas.
Logística e Cadeia de Frio
Manter a temperatura adequada dos imunobiológicos em trajetos longos e áreas remotas é essencial para a eficácia das vacinas.
Papel da Postal Saúde
A Postal Saúde reforça, que a vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteção contra doenças evitáveis. Durante esta semana, a empresa destaca seu compromisso com a promoção da importância das vacinas, incentivando toda a população a se imunizar.
Vacinar é um ato de cuidado e solidariedade. Junte‑se a nós nesta mobilização global e regional para proteger gerações!
Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde