Mais de 15 milhões de brasileiros enfrentam doenças reumáticas no país

A presença de dores e inchaços nas articulações são sintomas que indicam doenças reumáticas, uma enfermidade que ataca o aparelho locomotor, tais como ossos, cartilagens, músculos, tendões ou ligamentos. O reumatismo compromete também o bom funcionamento de órgãos como rins, coração e pulmões. Além dos olhos, intestino e a pele. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, mais de 15 milhões de brasileiros enfrentam doenças reumáticas. 

As enfermidades reumatológicas fazem parte de um grupo de mais de 120 doenças, para abrir o debate de conscientização e prevenção, foi instituído 30 de outubro como o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo.  Ao contrário do que a maioria das pessoas associam, as doenças reumatológicas não acometem apenas idosos, ela surge entre os 35 e 40 anos de idade, na maioria dos casos o público feminino é o mais afetado.

Entre as mais comuns estão a artrite reumatoide, artrose, osteoporose, gota, tendinites, bursites, febre reumática e fibromialgia. Vale ressaltar que muitos profissionais são afastados das suas atividades em virtude de quadros de saúde afetados por enfermidades reumáticas, em muitos casos o trabalhador é aposentado por invalidez.

Principais sintomas e tratamento
Os indícios mais comuns são dores persistentes nas articulações, vermelhidão na pele, calor, inchaço nas juntas, dificuldade de locomoção, desconfortos em esticar os braços e movimentar os ombros. Além disso, a doença reumática pode desencadear sintomas como privação de sono, ansiedade, depressão e dificuldade de concentração e de memória.

Quando os sintomas não são ignorados e o diagnóstico é feito precocemente, o paciente impede que a doença evolua, tenha mais êxito no tratamento e obtenha mais qualidade de vida. O tratamento é feito pela prescrição de medicamentos, terapias e exercícios físicos e outras intervenções avaliadas pelo reumatologista.

A Postal Saúde oferece serviços para cuidar de você! Acesse o site da operadora e marque já uma consulta com médico especializado. 
 
Saiba mais
Acesse as cartilhas elaboradas pela Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre as variações da doença e os modelos de tratamento e cuidados.

Categories:

Tags: