Dia Nacional da Hemofilia

Nesta quinta (17/4) comemora-se o Dia Nacional da Hemofilia. Saiba mais!

Você já ouviu falar sobre a hemofilia? Trata-se de uma doença presente desde o nascimento do indivíduo e que se manifesta por razões hereditárias. Ela afeta a coagulação sanguínea, resultando em hemorragia interna ou externa, especialmente nas articulações e nos músculos.

O último levamento dos dados de pessoas diagnosticadas, realizado em 2023, revelou que a doença afeta 13.895 pessoas no Brasil. A ausência de tratamento ocasiona deficiências físicas e nas articulações e, segundo o Ministério da Saúde, o público masculino é o mais atingido pela hemofilia.

Para discutir sobre a doença, em 17 de abril é comemorado o Dia Nacional da Hemofilia. A data foi instituída após o nascimento de Frank Schnabel, fundador da federação Mundial de Hemofilia. Frank dedicou a sua vida para lutar pela qualidade de vida dos pacientes hemofílicos, uma vez que ele lidava com a mesma condição de saúde.  

A hemofilia é classificada como tipo A ou B, definição feita por meio do exame laboratorial que analisa a dosagem de coagulação no sangue. O tratamento é medicamentoso e de uso contínuo.
 
Fique atento aos meios de comunicação da Postal Saúde para mais dicas de saúde! Siga nas redes sociais e compartilhe!


Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.

Categories:

Tags: