No Dia Nacional de Combate ao Câncer a Postal Saúde destaca a importância da prevenção

O final do ano é marcado por duas grandes campanhas globais: o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A saúde da mulher e do homem ganham holofotes para promover diálogos importantes sobre os avanços no tratamento, a variação no número de casos e as diversas ações de conscientização voltadas ao diagnóstico precoce. 
 
Ambas as campanhas despertam reflexões fundamentais, que vão desde os fatores de risco até a identificação dos primeiros sintomas. Mundialmente, o câncer de mama está entre as doenças que mais resultam em óbitos. No início do ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) já havia previsto o aumento no número de diagnósticos, especialmente entre o público feminino, com estimativa de 244 mil novos casos entre mulheres e 239 mil entre homens. 
 
A prevenção do câncer de mama e de próstata envolve uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e organização da rotina, isso mesmo. Realizar exames periódicos precisa fazer parte das prioridades na vida de qualquer pessoa, em todas as fases. As responsabilidades diárias, seja no lar ou no trabalho, não podem suprimir os cuidados com a saúde. 
 
Para as mulheres, especialistas recomendam o autoexame e exames de rastreio, como a mamografia. Para os homens, as indicações incluem o exame de toque retal e a dosagem do PSA. As chances de cura aumentam significativamente quando o paciente possui um histórico de vida saudável. 
 
Outro fator essencial para o sucesso do tratamento é o apoio familiar e do ciclo de amigos. O acolhimento e o afeto contribuem diretamente para o bem-estar emocional do paciente e para a condução do tratamento, tornando a travessia desafiadora do diagnóstico menos pesada. Esse apoio é fundamental em todo o processo de reabilitação, independentemente do tipo de câncer. 
 
Exame de rastreio a partir dos 40 anos 
 
Uma conquista importante no tratamento do câncer de mama foi a alteração no critério do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ocorrida em abril de 2025. Com essa mudança, planos de saúde podem liberar a realização da mamografia para mulheres entre 40 e 74 anos e, assim, obter a certificação. 
 
Em setembro, o Ministério da Saúde também anunciou a ampliação do acesso à mamografia para mulheres da mesma faixa etária pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida garante que o exame seja realizado mesmo sem a presença de sintomas, reforçando a prevenção. A mamografia deve ser realizada sempre com orientação médica. 
 
Segundo câncer mais comum entre mulheres 
 
De acordo com o INCA, o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres é o câncer colorretal, o mesmo que causou a morte da cantora Preta Gil em julho deste ano. Sua perda gerou grande comoção no país e trouxe novamente à tona a importância do cuidado com a saúde, especialmente no que diz respeito aos hábitos alimentares. Durante o tratamento, Preta Gil usou sua visibilidade para conscientizar milhares de pessoas em entrevistas e publicações nas redes sociais. 
 
O câncer colorretal é caracterizado pela formação de tumores no intestino grosso, no reto e no ânus. Para preveni-lo, entre as recomendações médicos estão redução do consumo de açúcar, alimentos gordurosos, embutidos e ultraprocessados e da ingestão de bebida alcoólica. O organismo responde de maneira positiva a uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Manter uma dieta balanceada e praticar atividade física regularmente também é fundamental no combate ao câncer. 
 
No dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer e o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, datas fundamentais para reforçar que cuidar da saúde é um compromisso para agora, sem procrastinação. A prevenção permanece como a maior aliada para garantir mais qualidade de vida para todos. 
 
Postal Saúde na mídia! 
 
A Postal Saúde registrou um aumento de 10% na procura por atendimento médico entre os beneficiários homens. Durante a campanha Novembro Azul, o número de exames realizados chegou a 11.209. Leia a matéria completa no portal de notícias Correio da Manhã e confira! A publicação ganhou repercussão em diversos sites de notícia. 
 

Categories:

Tags: