


O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking dos casos de diabetes, para dialogar mais sobre este assunto e conscientizar para tratamento e prevenção da doença, o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), instituiu 26 de junho como o Dia Nacional do Diabetes.
De acordo com dados do Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), 16,6 milhões de brasileiros – de 20 a 79 anos, enfrentam a doença. Comparando com o ano 2000, o salto do crescimento de pacientes diabéticos sofreu um aumento de 403%.
O diabetes é uma doença não transmissível, caracterizada pela baixa ou deficiência de produção ou má absorção de insulina. Esta produção acontece no pâncreas, e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose.
Existem alguns tipos de diabetes:
• Tipo 1 – quando as células produtoras de insulina sofrem uma desnutrição;
• Tipo 2 – quando há resistência e deficiência na eliminação de insulina;
• Diabetes Gestacional – quando ocorre a diminuição de tolerância à glicose;
• Pré-diabates – quando ocorre o aumento das taxas de glicose no sangue.
Toda pessoa que deseja se ver livre de complicações na saúde deve adotar hábitos que garantam mais qualidade de vida, a exemplo da atividade física. Para a prevenção do diabetes não é diferente, o exercício físico é um dos maiores aliados no combate e controle da doença.
Outra solução é com a alimentação! Uma dieta balanceada, sem exageros e feita corretamente, também auxilia, e muito, para esse cuidado. Além desses cuidados, os médicos recomendam a suspensão do uso de medicamentos que agridam o pâncreas.
Categories:
Tags:
Área do Credenciado
Site avaliado com 96,14% de acessibilidade segundo o ASES conforme o eMAG
Endereço: St. Hoteleiro Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400