Postal Saúde divulga Relatório de Transparência e Igualdade Salarial da Operadora 2025

A Postal Saúde disponibilizou no Portal de Governança  o Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios elaborado pelo Ministério do Trabalho (MTE). A Lei nº 14.611/2023, aborda a igualdade salarial e os critérios remuneratórios entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, modificando o artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Segundo os dados do relatório do 1° semestre de 2025, a Operadora conta com 58,7% do total de empregados formados por mulheres e 41,3% homens. Com equiparidade de 29,2% de mulheres que se identificam como não negras e 29,5% de mulheres negras. Em relação a diferença salarial entre mulheres e homens na Operadora por grupos ocupacionais, percebe-se que as mulheres estão mais profissionalizadas nos grupos técnico de nível médio e profissionais em ocupação de nível superior.   

O objetivo do relatório é fomentar políticas de ampliação da diversidade nas empresas. Além disso, as informações visam estabelecer critérios de proatividade, pois, de acordo com o Ministério do Trabalho, para alcançar esse objetivo faltava a indicação de quantos tipos de políticas de contratação de mulheres as empresas brasileiras têm apoiado. O relatório completo está disponível no Portal Emprega Brasil

Segundo o Ministério do Trabalho, as empresas com mais de 100 empregados devem adotar medidas para garantir igualdade de gênero, incluindo transparência salarial, fiscalização contra discriminação, canais de denúncia, programas de diversidade e inclusão, e apoio à capacitação de mulheres.

Cartilha

O Ministério das Mulheres (MMulheres) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançaram uma cartilha para tirar dúvidas sobre a Lei da Igualdade Salarial e o referido Relatório. A Cartilha Tira-Dúvidas: Lei da Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens”  explica o que é eSocial, quais os critérios adotados para a produção do Relatório de Transparência Social, de que formas as desigualdades salariais se apresentam no ambiente de trabalho, além dos canais de denúncia.

Categories:

Tags: