Postal Saúde fortalece governança com Workshop sobre Riscos e Controles Internos

A Gerência de Compliance e Riscos (GECRI) da Postal Saúde realizou (12) o “Workshop de Riscos e Controles Internos”, direcionado a gestores e colaboradores designados das diversas áreas da operadora. A iniciativa visa consolidar a cultura de gestão de riscos e aprimorar os mecanismos de controle interno em toda a instituição.

A abertura do evento coube ao diretor administrativo e financeiro Ricardo Léda, que evidenciou a relevância da ação para o fortalecimento da governança corporativa e para o aumento da transparência nas operações. Segundo Léda, “os processos de controle interno são fundamentais para a rotina operacional, pois promovem transparência, eficiência e integridade nas práticas de gestão. São mecanismos que garantem a confiabilidade das informações e sustentam a tomada de decisões mais seguras.”

Na sequência, o gerente da GECRI, Luciano Silva, contextualizou o tema e enfatizou a necessidade de uma postura proativa diante dos riscos. “Não existem atividades isentas de riscos. O diferencial está em como os identificamos e reagimos a eles. Este workshop marca a primeira etapa de um grande projeto de fortalecimento da cultura de gestão de riscos que a GECRI tem a missão de desenvolver na Postal Saúde”, afirmou.

O encontro contou ainda com a participação do palestrante Leandro Jesus, especialista com ampla experiência em gestão de riscos, auditoria e consultoria em organizações nacionais e internacionais. Em sua apresentação, Leandro relacionou riscos a potenciais perdas financeiras, operacionais ou de conformidade, ressaltando que sua análise deve estar alinhada ao planejamento estratégico da instituição. “Quando falamos em risco, falamos de impacto e de tudo aquilo que pode comprometer o alcance dos objetivos da empresa. Identificar, avaliar e tratar riscos é essencial para garantir a continuidade e a sustentabilidade do negócio”, explicou.

Diretor administrativo e financeiro, Ricardo Léda | Gerente da GECRI, Luciano Silva | Especialista em gestão de riscos, Leandro Jesus. (Foto: Filipe Rodrigues)

Leandro abordou conceitos fundamentais, como riscos inerentes e riscos residuais, e reforçou que a gestão de riscos e dos controles internos deve ser uma responsabilidade compartilhada por todas as gerencias da operadora.

Encontros técnicos como o Workshop de Riscos e Controles Internos reforça a postura da Postal Saúde em alinhar suas práticas aos princípios de transparência, integridade e conformidade, fundamentos que sustentam sua governança e promovem eficiência na gestão.

Categories:

Tags: